Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Justiça, Cidadania e Direitos Humanos

Início do conteúdo

Centros da Juventude Viamão e Cruzeiro promovem bate-papo sobre o Dia da Visibilidade Trans

Publicação:

Muriel Mazhi se identifica como transgênero e é educador de gastronomia
Muriel Mazhi se identifica como transgênero e é educador de gastronomia - Foto: Cristian Pelige, Marcelo Silveira e Eliza Muria
Por Alessandro Sasso

O Centro da Juventude (CJ) de Viamão recebeu, na última quarta-feira (25), integrantes do CJ Cruzeiro para realizarem, em parceria, o Bate-Papo Sobre O Dia da Visibilidade Trans, em alusão a data que é celebrada em 29 de janeiro. No evento - que teve como convidado especial Muriel Mazhi, transgênero e educador dos dois centros - os jovens puderam aprofundar seus conhecimentos sobre vivências e dados estatísticos dessa parcela da população, além de esclarecerem dúvidas sobre processo de transição, pronomes de tratamento e locais de atendimento e auxílio. 

Como parte da dinâmica do encontro que foi idealizado pela equipe de psicologia do CJ Cruzeiro, os jovens foram convidados a sortearem perguntas pré-elaboradas nas quais as respostas deram base ao desenvolvimento da conversa. A importância dessa atividade é imensa quando pensamos que, além de termos jovens trans nos CJ, estamos estimulando todos a levarem adiante as informações que recebem e a desenvolverem um pensamento crítico sobre o contexto em que vivem, possibilitando que se tornem agentes de mudanças em suas comunidades”, afirma Gabriela Jacobsen, psicóloga e coordenadora do eixo socioafirmativo no CJ Cruzeiro.

Perguntas pré-selecionadas sobre o Dia da Visibilidade Trans foram sorteadas para os jovens responderem
Perguntas pré-selecionadas sobre o Dia da Visibilidade Trans foram sorteadas para os jovens responderem - Foto: Cristian Pelige, Marcelo Silveira e Eliza Muria

Nos planos de trabalho dos CJ, que são aprovados pela Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, são considerados pilares o acolhimento e respeito a individualidade de cada jovem atendido. Dessa forma, se busca promover o senso de coletividade em cada um, entendendo que é necessário viabilizar ambientes inclusivos para que todos possam serem respeitados por quem são e também exercerem o respeito com os demais. 

Os Centros da Juventude são lugares onde as pessoas podem ser quem elas desejam de verdade. Às vezes, os jovens não podem ser quem eles querem em casa ou na escola, então aqui é um lugar onde eles têm liberdade para descobrirem quem eles realmente querem ser”, afirma Muriel Mazhi, que também ressalta que “é muito importante trabalharmos o tema da visibilidade para podermos reivindicar direitos e políticas públicas direcionadas para a população trans, além de valorizarmos as nossas conquistas”. 

Dia da Visibilidade Trans 

O Dia da Visibilidade Trans existe desde 2004, a partir de um ato nacional realizado em 29 de janeiro, em Brasília, no qual lançou a campanha “Travesti e Respeito”, sendo considerado um marco no combate a transfobia e conscientização da sociedade sobre a importância do tema. Estendendo o desenvolvimento da temática, a data também é trabalhada de forma mensal com o nome de Janeiro Lilás. 

SJCDH - Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos