Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Fase dá início a três novos cursos de qualificação profissional para socioeducandos

Aulas estão sendo ministradas por profissionais do Senac

Publicação:

Início das aulas no Case Padre Cacique
Início das aulas no Case Padre Cacique - Foto: Arthur Alves / ACS Fase
Por Jéssica Britto / ACS Fase

Três cursos de qualificação profissional de curta duração estão sendo ofertados, neste mês,  em três Centros de Atendimento Socioeducativo (Cases) da Fase, na Capital. No Case Poa II, 10 socioeducandos estão frequentando as aulas do curso de “Técnicas de Corte de Cabelo e Barba”. Nesta terça-feira, 10, o curso “Arte de se comunicar e vender mais” teve início no Case Padre Cacique. Na próxima segunda-feira, 16, mais 10 jovens do Case Poa I começam o ciclo de atividades do “Comunicação inteligente para um atendimento excelente”.

Em 2022, a Coordenação Pedagógica/Núcleo de Profissionalização e Trabalho Educativo (NPTE) da Fase recebeu recursos oriundos de TAC para compra de cursos de qualificação profissional de curta duração com o Senac, em Porto Alegre. Foram contempladas seis unidades com cursos de beleza, gastronomia e vendas, sendo que três cursos já foram concluídos ao longo de 2022.

No Centro de Convivência e Profissionalização (Ceconp), adolescentes participaram do curso “Arte de se comunicar e vender mais” nos meses de julho e agosto nas dependências do Senac, devido à reforma do prédio do Centro. No Casef, a formação para “Técnicas de Manicure e Pedicure” contemplou oito socioeducandas nos meses de outubro e novembro. Em novembro, na Comunidade Socioeducativa (CSE), o curso “Comida de Buteco”, certificou 10 jovens.

Segundo a chefe do NPTE, Lilian Locatelli, na etapa iniciada neste mês, 58 socioeducandos serão capacitados, ofertando novas oportunidades de aprendizado aos jovens em cumprimento de medida socioeducativa. “Os cursos de qualificação profissional, por serem de curta duração, são a grande aposta da Fase para capacitar os socioeducandos, pois já proporcionam a formação necessária, com qualidade, possibilitando inserção imediata no mercado de trabalho. Salientamos e agradecemos a parceria e a qualidade dos serviços prestados pelo Senac nesta jornada”, disse.

SJCDH - Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos