Conjuve realiza primeira reunião de trabalho
Publicação:

A Secretaria da Justiça e dos Direitos Humanos (SJDH) realizou, através da Coordenadoria de Juventude o primeiro encontro. Na pauta a discussão do regimento interno do Conselho Estadual de Juventude (Conjuve/RS).
O Conjuve foi criado para auxiliar o Poder Executivo na elaboração de políticas para a juventude, além de propor políticas públicas com articulações de relações de governo e sociedade civil, sempre visando garantir e ampliar os direitos da juventude, especialmente dos que estão em situação de vulnerabilidade social. Estas políticas devem ser realizadas por meio do fomento à educação, cultura, esporte e geração de oportunidades de trabalho e acesso à renda. Além dessas ações, o Conjuve tem o poder de atuar em situações que ferem os direitos dos jovens.
A secretária da Justiça e dos Direitos Humanos falou aos participantes, afirmando a importância do diálogo na busca de promover ações que desenvolvam os conselhos. “É importante promover um espaço para promover o diálogo entre a sociedade e o governo, e esses são os objetivos dos conselhos”. Juçara ainda comentou que é importante que o governo seja acessível aos conselhos para que os trabalhos sejam realizados mais facilmente. “É importante que o governo seja permeável para que o trabalho tenha um andamento correto. A criação deste tipo de instrumento permite que as ações do Poder Executivo sejam desenvolvidas diretamente pela cidadania”, disse ela.
Texto: Gabriel Lautenschleger