Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Justiça, Cidadania e Direitos Humanos

Início do conteúdo

Comissão Oficial do Bicentenário da Imigração Alemã realizou visitas institucionais à SOGIPA e à Fundação Scheffel

A iniciativa busca dar andamento na organização das comemorações do Bicentenário de 2024

Publicação:

Imagem de divulgaçação com uma cor vermelho de fundo e a seguinte frase: Justiça, Cidadania e Direitos Humanos.
Divulgação SJCDH - Foto: Divulgação

Na manhã de quarta-feira (4/10), o subsecretário de Justiça e Integridade Institucional da Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH) e presidente da Comissão Oficial do Bicentenário (1824-2024), Rafael Gessinger, visitou a Sociedade de Ginástica de Porto Alegre (Sogipa). A iniciativa buscou alinhar possíveis iniciativas para as comemorações do Bicentenário da Imigração Alemã, que será celebrado em 2024. 

Gessinger foi recebido pelo Presidente da entidade, Adílio Schneider Finger, e pelos membros do clube que participam da Comissão, Décio Krohn e Renato Kops. Durante o encontro ocorreu uma apresentação das instalações e história da Sogipa.

O Subsercretário Rafael e as demais autoridades posadas para fotos na Casa Bávara.
As autoridades visitaram a Casa Bávara - Foto: Divulgação

Após a visita, as autoridades se dirigiram para a Casa Bávara - inaugurada em 1924 - no Centenário da Imigração Alemã. No local, o diretor Hildor Faber somou-se ao grupo, Gessinger registrou uma assinatura no livro histórico da entidade, além de receber dois livros alusivos à Oktoberfest da SOGIPA, uma das mais antigas do mundo.

Visita à Fundação Scheffel

Na manhã de 10 de outubro a Comissão Oficial do Bicentenário da Imigração Alemã visitou a Fundação Scheffel, em Novo Hamburgo. Na pauta, o planejamento do Bicentenário em diferentes frentes, das artes à aproximação diplomática e institucional com Alemanha e Áustria.
O Presidente da Comissão e subsecretário de Justiça da SJCDH, Rafael Gessinger, e o Diretor de Memória e Patrimônio da SEDAC, Eduardo Hahn, foram recebidos por Angelo Reinheimer, curador da Fundação Scheffel, Suzana Vielitz de Oliveira, professora da FEEVALE, Cindy Triebsees Bregulla, membro do Grupo Mulheres do Brasil, em Düsseldorf, e Felipe Kuhn Braun, escritor e vereador em Novo Hamburgo.
Uma das iniciativas discutidas relaciona-se com a exposição, em 2024, em cidades alemãs, de painéis alusivos à imigração alemã no Rio Grande do Sul, a fim de dar visibilidade internacional ao Bicentenário e fortalecer vínculos institucionais.
Rafael Gessinger posa em pé, segurando um livro, ao lado de cinco pessoas. Atrás deles há um de grandes dimensões na parede.
Fundação Scheffel

A Comissão

A Comissão Oficial do Bicentenário da Imigração Alemã (1824-2024) foi estabelecida pelo Governador Eduardo Leite por meio do Decreto 56.110/2021 e abriga diferentes secretarias do Estado e dezenas de instituições. Outros clubes esportivos também participam da Comissão, como o Grêmio Náutico União e Veleiros do Sul.

A Comissão está aberta à integração com todos clubes que desejarem uma aproximação. Para mais informações CLIQUE AQUI.

SJCDH - Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos