Domingo acontece a Parada de Luta do Mês do Orgulho LGBTQIA+
Ações do Governo em alusão ao mês aconteceram durante todo o mês de junho
Publicação:

Para encerrar com chave de ouro as ações do Estado em alusão ao mês do Orgulho LGBTQIA+ - comemorado em junho - será realizada no próximo domingo, 2/7, por meio de uma parceria inédita entre Poder Público e Movimentos sociais envolvendo a Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH), em conjunto com a Prefeitura Municipal de Porto Alegre e com iniciativas populares. A largada será na rótula da rua Setembrina, com a concentração se iniciando a partir das 12h e a caminhada a partir das 15h30.
O trajeto será acompanhado por cinco trios elétricos que percorrerão o seguinte trajeto: saída da rua Setembrina, passando pela rua Luiz Englert até a avenida Loureiro da Silva, em direção à rótula do Gasômetro com a avenida Edvaldo Pereira Paiva, onde haverá um palco montado com diversas apresentações musicais. No total, participarão da festa em torno de 30 artistas locais, entre bandas LGBT, performers, dançarinos, dublagens, arte drag e DJs.
A chegada no Gasômetro deve ocorrer por volta das 17h, horário em que começam as falas de autoridades e ativistas do movimento social durante a primeira hora do evento, que está programado para se encerrar pontualmente a meia noite.
Além dos parceiros já citados, participaram da construção do eventos entre as iniciativas populares: a ONG Desobedeça LGBT, o Grupo Conexão Diversidade, a Aliança Nacional LGBT e a Aliança Gaúcha LGBT.
Mês do Orgulho
O mês do Orgulho é o momento especial para a realização de ações capacitadoras e de reconhecimento da comunidade LGBTQIA+. O período foi definido após a Revolta de Stonewall, que ocorreu em 28 de junho de 1969 - no episódio a polícia fez uma batida no bar de Stonewall, ponto de encontro da população LGBT, com intuito de violentar as pessoas que lá estavam, mas enfrentaram resistência - foi o ponto inicial para um movimento a favor dos direitos da comunidade, que transformou o mês de junho no Mês do Orgulho LGBTQIA+.
Serviço:
O que: Parada de Luta LGBTQIA+;
Quando: 2/7, domingo
Horário: Concentração a partir das 12h, com caminhada em direção ao Gasômetro às 15h30 e encerramento 23h59;
Onde: A concentração será em torno da rótula da rua Setembrina (entre UFRGS e Instituto de Educação);
Trajeto da caminhada: Setembrina, Luiz Englert, Avenida Loureiro da Silva até a rótula do gasômetro com a avenida Edvaldo Pereira Paiva.