Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Justiça, Cidadania e Direitos Humanos

Início do conteúdo

Entidades âncoras apresentam resultados da 3ª edição da Rede Parceria Social

Publicação:

Gestores apresentaram as atividades desenvolvidas por meio dos projetos
Gestores apresentaram as atividades desenvolvidas por meio dos projetos - Foto: Silvio Williams

Na manhã desta quarta-feira (08), gestores das entidades beneficiadas pela Rede Parceria Social (RPS), apresentaram ao gerente de Responsabilidade Social da Gerdau, Clodis Xavier, os principais projetos atendidos pela Rede, bem como os relatórios parciais das ações. A RPS, iniciativa da Secretaria do Trabalho e do Desenvolvimento Social (STDS), é uma cooperação entre o governo do Estado, terceiro setor, iniciativa privada e organizações da sociedade reconhecidas por desenvolverem projetos de cunho social.

Representantes da Federação Estadual das Apaes (Feapaes), da Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho (FMSS), da Rede Marista e ONG Parceiros Voluntários apresentaram resultados referentes ao número de projetos atendidos, além dos recursos repassados e total de pessoas beneficiadas. Para o coordenador da RPS na Gerdau, Clodis Xavier, a empresa participa como investidor desde a primeira edição do Projeto, pois acredita no potencial do trabalho em rede. “Além de auxiliarmos as entidades a ter acesso rápido e fácil aos recursos para seus projetos sociais, consideramos que esta parceria é uma oportunidade para haver trocas de experiências, espaço para o diálogo e um grande aprendizado”.

Na ocasião, o secretário do Trabalho e do Desenvolvimento Social, Luís Augusto Lara, esteve representado pelo diretor Geral, Pedro Gabril. O gestor demonstrou reconhecimento a todos os participantes da Rede e destacou o compromisso da STDS em manter e ampliar o processo de atuação da sociedade civil na execução de políticas públicas. Em sua fala, o coordenador da RPS, Daltro Garcia, evidenciou que todos os participantes da Rede têm uma parcela de contribuição na efetivação do trabalho. “O trabalho da Gerdau também é muito relevante, pois foi a primeira empresa a dar apoio à este Projeto, demonstrando credibilidade e preocupação com a questão social”.

Coordenada pela STDS, a Rede Parceira Social tem o seguinte funcionamento: empresas financiam projetos de organizações - as chamadas entidades âncoras. Estas, por sua vez, disponibilizam editais que devem ser preenchidos pelas organizações comunitárias que trabalham em todo o Estado. Os editais são analisados pela Comissão de Avaliação de Projetos e os selecionados recebem financiamento e capacitação. O encontro também teve a presença do coordenador do Programa de Apoio à Iniciativa Privada Social (PAIPS) da STDS, Roberto Pesce, que apontou que, entre 2007 e 2011, já foram investidos pela Rede cerca de R$ 30 milhões, com o financiamento de mais de 800 projetos.

 

SJCDH - Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos