Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Justiça, Cidadania e Direitos Humanos

Início do conteúdo

Estado lança Horta Comunitária no Centro da Juventude Viamão e escolhe grupo vencedor do Projeto Jovem Inovador

Atividades fazem parte das ações sociais selecionadas para o South Summit Brazil 2024

Publicação:

Horta Comunitária CJ Viamão
Iniciativa se insere no Programa de Sustentabilidade do Procon RS, que engloba ações de educação e consumo sustentável - Foto: Gleison Ló/ SJCDH

O governo do Estado lançou oficialmente, na quinta-feira (14/3), a ação social Horta Comunitária no Centro da Juventude Viamão e escolheu o projeto Tramas da Herança como vencedor do Prêmio Jovem Inovador. Ambas as iniciativas integram as ações sociais da Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH) em parceria com a Secretaria de Inclusão Digital e Apoio às Políticas de Equidade (Seidape) para o South Summit Brazil 2024.  

Presentes nas atividades, os titulares das respectivas pastas, Fabrício Peruchin e Lisiane Lemos, participaram também do ato de entrega e da banca que definiu a iniciativa vencedora. O objetivo das ações sociais é levar a inovação e o empreendedorismo para além dos muros do Cais Mauá, que sedia o evento, alcançando toda a sociedade.

“Hoje tenho a felicidade de acompanhar o andamento do trabalho realizado pelos envolvidos nas ações. Precisamos, cada vez mais, projetar um Estado sustentável e inovador, e essas iniciativas semeiam o futuro no nosso Rio Grande do Sul”, disse Peruchin. “Tenho a convicção de que esse momento será um despertar para todos os jovens que participaram deste ambiente.”

No total, foram submetidas 42 ações sociais entre as secretarias do Estado e 12 acabaram selecionadas. 

Lançamento da Horta Comunitária

O ato de lançamento da Horta Comunitária ocorreu no Centro da Juventude Viamão. A iniciativa é uma parceria entre o Departamento do Consumidor (Procon RS) e o Programa de Oportunidades e Direitos (POD). O objetivo é proporcionar aos jovens mudanças de hábitos alimentares, promoção de produção e consumo sustentáveis e aprendizados nos campos pedagógicos e de empreendedorismo.

O projeto terá acompanhamento por 12 meses, período em que serão realizados cursos, palestras e treinamento para gestão da horta e qualificação dos alunos.

Para a realização da ação, o Centro da Juventude Viamão foi escolhido para a implementação dos canteiros. O preparo do solo e o plantio das mudas foram realizados no final de fevereiro. Na inauguração, o crescimento das mudas de alface, rúcula, agrião, radite e rabanete já era perceptível. 

A iniciativa Hortas Comunitárias está inserida no Programa de Sustentabilidade do Procon RS, que engloba ações relacionadas à educação, ao consumo sustentável e ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 12 das Nações Unidas. A Horta Comunitária também foi uma das iniciativas competidoras no Projeto Jovem Inovador.

Projeto Jovem Inovador

Outra ação social do South Summit Brazil, a seleção da iniciativa vencedora do Projeto Jovem Inovador aconteceu no mesmo dia, no Parque Científico e Tecnológico da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (Tecnopuc). O grupo Tramas da Herança, do Centro da Juventude Viamão, foi eleito o vencedor. A equipe propôs a criação um aplicativo para facilitar o acesso aos cuidados com o cabelo de pessoas negras. Além disso, a ferramenta busca incentivar os profissionais da comunidade que possuem conhecimento e habilidades na área, mas não têm visibilidade, podendo ser uma iniciativa poderosa de inclusão e valorização.

Vencedores Projeto Jovem Inovador
Grupo Tramas da Herança, do Centro da Juventude Viamão, foi eleito o vencedor - Foto: Gleison Ló/ SJCDH

O projeto promove a consciência sobre a importância da diversidade no setor de beleza, incentivando a contratação desses profissionais e a oferta de produtos adequados para todos os tipos de cabelos.

Como premiação, os integrantes do grupo receberão ingressos para o último dia de atividades do South Summit Brazil 2024. No entanto, foi reservada uma surpresa na etapa final – o anúncio de que todos os selecionados para a fase de apresentação receberão os ingressos, além de vagas para uma capacitação da Fundação Gerações, por meio do programa DUXtec Escolas. Essa ação será realizada no segundo semestre de 2024.     

Sobre o Programa de Oportunidades e Direitos (POD)

O POD é executado pela Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH). A partir de práticas de prevenção, atende à população de 15 a 24 anos que vive em territórios de vulnerabilidade social e com altos índices de violência. O atendimento acontece por meio dos Centros da Juventude, que estão localizados nos bairros da capital gaúcha (Cruzeiro, Lomba do Pinheiro, Restinga e Rubem Berta) e nas cidades de Alvorada e Viamão.

Nesses espaços, os jovens têm acesso a atividades educacionais, como cursos profissionalizantes e de idiomas, além de reforço escolar. Eles também têm a possibilidade de serem encaminhados para o mercado de trabalho, participarem de eventos culturais/esportivos e receberem acompanhamento psicossocial para eles e suas famílias. Os centros buscam ser como uma segunda casa para quem os frequenta, promovendo acolhimento e autonomia para a juventude.

South Summit Brazil

O governo do Rio Grande do Sul é correalizador do South Summit Brazil. Criado há dez anos na Espanha, o evento está em sua terceira edição no Brasil, após sua chegada ao país em 2022, por meio de iniciativas e parcerias firmadas pelo Estado.

Texto: Árima Stock/Ascom SJCDH e Giovanni Disegna/Ascom SJCDH
Edição: Camila Cargnelutti/Secom

SJCDH - Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos