Estado sediará Plenária Temática de Mulheres Negras da V Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial
A reunião ocorrerá no dia 15 de maio, em Porto Alegre
Publicação:

Para dar andamento nas etapas prévias de organização da V Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial (CONAPIR) - que será realizada em Brasília, entre os dias 15 e 19 de setembro - o estado do Rio Grande do Sul sediará a Plenária Temáticas de Mulheres. A reunião ocorrerá na OAB/RS, em Porto Alegre, às 8h do dia 15 de maio de 2025.
O encontro tem o objetivo de promover o debate, levantamento de propostas e eleição de delegadas que representarão as mulheres negras na etapa nacional da V CONAPIR, sob o tema “Igualdade e Democracia – Reparação e Justiça Racial”. Na oportunidade, serão escolhidas 30 delegadas para participar da CONAPIR.
“Ficamos muito felizes de sermos uma das sedes de uma das Plenárias Temáticas da CONAPIR. Essa é uma etapa muito importante para darmos andamento no processo de organização da Conferência, que é crucial para termos avanços na pauta em nível federal”, disse o secretário de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Fabrício Peruchin.
A reunião é restrita às 150 mulheres negras indicadas por conselhos estaduais dos 27 estados da federação, no caso do RS por seu conselho estar em situação eleitoral, a metodologia utilizada foi: indicações dos Conselhos Municipais de Política de Igualdade Racial-COMPIR dos municípios que compõem a Rede do Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial-SINAPIR RS; Indicações por Movimentos Sociais Negros que discutem em instâncias Estadual/Nacional a pauta das mulheres negras gaúchas; representante de Mulheres Negras Quilombola; e de representante de mulheres negras nas tradições que contribuem na diversidade do estado.
O Departamento de Igualdade Étnico-Racial da SJCDH é responsável pela gestão da pauta no RS. A diretora Sanny Figueiredo, reforçou a importância do evento. “A Plenária terá um papel crucial na discussão da COP 30, bem como da ODS 18 no quesito agenda climática, pois são exatamente as mulheres negras, as mais atingidas pelas catástrofes e tragédias ambientais e, nós aqui no RS, ainda estamos vivendo as consequências das enchentes de abril e maio de 2024. Nosso Estado se orgulha da resiliência e resistência dessas mulheres negras gaúchas, que estarão presentes na Plenária Temática Nacional. Levaremos para todo o Brasil a força de nossas mulheres afro gaúchas".
Outras Plenárias
O Ministério Federal está organizando outras Plenárias Temáticas em diversos estados do Brasil. Confira o cronograma abaixo:
- 15 de maio – Mulheres Negras (Porto Alegre/RS)
- 20 de maio – Povos Ciganos (Brasília/DF)
- 21 de maio – Povos Indígenas (Brasília/DF)
- 10 de junho – Povos e Comunidades Tradicionais de Matriz Africana e Povos de Terreiro (Bahia)
- 23 a 27 de junho – População Negra LGBTQIA+ (São Paulo/SP)*
- 14 a 18 de julho – Quilombola (Brasília/DF)*
- 28 de julho a 01 de agosto – Juventude Negra (Rio de Janeiro/RJ)*