Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Justiça, Cidadania e Direitos Humanos

Início do conteúdo

Executivo e Legislativo se reúnem visando a organizar a Caravana Juventude Negra Viva

Estado recebe a atividade nos dias 27 e 28 de julho

Publicação:

Trezes pessoas estão em volta de uma mesa retangular, na sala de reuniões da SJCDH. A sala não possui janelas e há café e blocos de anotações na mesa. A diretora Sanny está recebendo destaque na foto, ao seu lado direito está o Secretário Mateus Wesp, do esquerdo, o deputado Matheus Gomes. Servidores da Pasta e representantes das deputadas Bruna Rodrigues e Laura Sito também estão presentes.
Reunião aconteceu na manhã desta terça-feira, na SJCDH - Foto: Jéssica Moraes/Ascom SJCDH
Por Jéssica Moraes - Asscom SJCDH

O Rio Grande do Sul receberá, nos dias 27 e 28 de julho, a Caravana Juventude Negra Viva, do Governo Federal. A iniciativa está percorrendo todos os estados da federação com o objetivo de construir o Plano Juventude Negra Viva (PJNV). Com isso, serão formuladas as políticas públicas de enfrentamento à violência contra os jovens negros.

Para dar prosseguimento aos ritos da programação, a Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH) - responsável por receber a Caravana em nível estadual, reuniu-se com representantes do Poder Legislativo para alinhar a dinâmica do evento.

O Secretário Mateus Wesp destacou a importância do Executivo e Legislativo trabalharem juntos pela promoção de políticas públicas para esta parcela da população. “Precisamos unir esforços para dar voz e vez a essas pessoas. É de suma importância termos representantes da Assembleia aqui, hoje, para mantermos um canal de diálogo que chegue até a comunidade com efetividade”. Pela Assembleia Legislativa participaram da reunião o deputado estadual Matheus Gomes e representantes das deputadas Laura Sito e Bruna Rodrigues.

No primeiro dia de evento, 27, pela manhã, haverá uma mesa de abertura com autoridades das esferas federal, estadual e municipal, tendo em vista que a Prefeitura de Porto Alegre também participará da atividade. Na sequência, até a manhã do dia 28, está programada uma escuta ativa dos jovens em plenária. Destas falas sairão as propostas do Rio Grande do Sul que serão levadas para a construção do Plano, em Brasília. A Caravana deve encerrar com uma atividade cultural.

Para a Diretora do Departamento de Igualdade Étnico-Racial, Sanny Figueiredo, é uma oportunidade para reunir os jovens e coletar suas demandas. “Precisamos ouvir os jovens negros para propor políticas específicas para essa população”, destaca. A programação completa da Caravana Juventude Negra Viva, com o local do evento, será divulgada nas próximas semanas.

SJCDH - Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos