Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Justiça, Cidadania e Direitos Humanos

Início do conteúdo

Inscrições para prêmio de direitos humanos da Argentina estão abertas

Publicação:

Idealizado pelo Ministério de Relações Exteriores, Comércio Internacional e Culto da Argentina, o Prêmio Internacional de Direitos Humanos Emilio Fermín Mignone está com as inscrições abertas até o dia 10 de agosto.

Até essa data, a instituição ou pessoa interessada em concorrer ao prêmio deverá encaminhar a proposta ao Consulado Geral da Argentina. Junto deve ser enviada uma resenha histórica com objetivos e a trajetória para justificar a candidatura ao prêmio. Em anexo, poderão ser encaminhadas outras informações consideradas importantes.  

As indicações para concorrer ao prêmio podem ser feitas por órgãos de Direitos Humanos nacionais ou estrangeiros bem como organizações internacionais. As propostas serão analisadas por uma comissão constituída por um representante da Secretaria de Direitos Humanos do Ministério da Justiça, um da Segurança e Direitos Humanos, do Centro de Estudos Legais e Sociais (CELs) e um do diretor geral dos Direitos Humanos da Chancelaria.

Por consenso, a comissão selecionará uma lista de candidatos e levará para análise do chanceler antes do dia 1º de outubro. Após a escolha do representante, o país será comunicado da decisão, que, por sua vez, informará à pessoa que receberá o prêmio. Ela será convidada para visitar a Argentina pelo período de uma semana com passagem e hotel pagos pela organização do evento.

SJCDH - Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos