Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Justiça, Cidadania e Direitos Humanos

Início do conteúdo

Instalação do pré-vestibular gratuito em São Leopoldo é tratado em reunião

Publicação:

20120912172730foto-cursinho.jpg
Participaram da reunião, o representante da Unisinos, padre Idinei Zen, o assessor administrativo do Universidade Já,Vinícius - Foto: Divulgação SJDH

Na manhã desta quarta-feira (12), representantes da Secretaria da Justiça e dos Direitos Humanos (SJDH) e do pré-vestibular Universidade Já se reuniram com dirigentes do Centro de Cidadania e Ação Social da Unisinos para acertar a instalação de uma unidade do cursinho em São Leopoldo, Região Metropolitana.

Na cidade, serão oferecidas 70 vagas do pré-vestibular gratuito do Governo do Estado, no período da noite, das 19h às 22h30min. As inscrições estão abertas desde a última segunda-feira (10) no site  www.universidadejars.com.br. e se encerram no dia 28 de setembro.  As aulas começam no dia 9 de outubro. Em São Leopoldo, o cursinho funcionará no Centro de Cidadania e Ação Social.

Podem se inscrever pessoas de qualquer idade, que estejam cursando ou tenham cursado o Ensino Médio em escolas públicas, e que tenham baixa renda. Não há prova: a seleção é feita considerando a comprovação de renda e o histórico escolar do candidato. O resultado será divulgado no dia 4 de outubro, e as matrículas serão realizadas no dia 8. O curso tem foco nos vestibulares das universidades federais e no Enem. O Universidade Já foi implantado no Estado, por meio da Secretaria da Justiça e dos Direitos, em outubro de 2011 nas cidades de Porto Alegre e Santa Maria. No começo deste mês, foi ampliado para mais 16 municípios do Estado, contemplando 1,8 mil alunos.

O cursinho faz parte do Programa de Oportunidades e Direitos (POD) da Secretaria da Justiça e dos Direitos Humanos (SJDH) e é realizado pelo Núcleo de Educação Inclusiva da Fundação de Amparo à Pesquisa e Extensão Universitária (Neif/Fapeu), que executa o projeto em Santa Catarina há nove anos.

Participaram da reunião na manhã desta quarta-feira, o coordenador do Centro de Cidadania e Ação Social da Unisinos, padre Idinei Zen, o assessor administrativo do Universidade Já,Vinícius Costa, Marlos Oliveira, representando a SJDH, e a representante da rede municipal de ensino, Angelita Brito. Na oportunidade, eles visitaram uma das salas onde funcionará o pré-vestibular gratuito.

 

SJCDH - Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos