Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Justiça, Cidadania e Direitos Humanos

Início do conteúdo

No feirão de serviços promovido pelo Estado mais de cem pessoas foram encaminhadas para o mercado de trabalho

A atividade realizada na capital gaúcha teve grande procura por vagas de emprego

Publicação:

SINE de Porto Alegre esteve presente no Feirão
SINE de Porto Alegre esteve presente no Feirão - Foto: Giovanni Disegna

Nesta quarta-feira (17), o Estado, por meio da Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH), realizou um feirão de serviços no Largo Glênio Peres. A atividade, construída em conjunto com diversos parceiros, ofertou serviços básicos com foco na população LGBTQIA+, em comemoração ao Dia Internacional contra a Homofobia, Transfobia e Bifobia. Na ocasião, mais de cem pessoas foram encaminhadas para vagas no mercado de trabalho.

As pesoas começaram a chegar antes mesmo do horário marcado para o início do Feirão. As vagas de empregos tiveram a maior procura. Alana Ferraz, mulher trans de 26 anos de idade, já está há cerca de seis meses procurando emprego. Estudante de medicina veterinária e professora de Geografia na educação infantil, ela não perdeu a oportunidade de participar do evento. "Eu vim convesar sobre as Políticas Públicas LGBTQIA+ e conferir as oportunidades de empregos, qualificação, cuidado e bem estar que estão sendo disponibilizadas aqui no Feirão”, disse.

Alana Ferraz é professora e estudante de medicina veterinária e se identifica como mulher trans
Alana Ferraz é professora e estudante de medicina veterinária e se identifica como mulher trans - Foto: Giovanni Disegna

Entre os atendimentos ofertados estavam: orientações para carteira de nome social, vagas de emprego, entrevistas de trabalho, orientação e atendimento aos consumidores, informações sobre os direitos da comunidade LGBTQIA+, cabide solidário, coleta de demandas da população geral, oficinas com ênfase qualificação acadêmica para o destaque profissional, divulgação do primeiro Marketplace de serviços exclusivo para empreendedores LGBTQIA+ do Brasil.

As parcerias foram muito importantes para a concretização do evento. O secretário de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH) acompanhou as atividades do feirão. “Nós temos aqui vários órgãos oportunizando serviços da forma mais diversa possível, como vagas de emprego, empreendedorismo, a própria Defensoria Pública fazendo os atendimentos necessários e o Procon fazendo a discussão da política consumerista para a população”, afirma. 

O diretor do Departamento de Diversidade Sexual, Daniel Morethson, reforçou a importância do evento para o Estado. “Queremos aproximar o RS das pessoas que mais precisam de nossa atenção”, afirma. “É muito importante que possamos ter mais eventos como esse, para que o Estado possa escutar as demandas da população LGBTQIA+”, completa.

O Feirão esteve aberto para toda a sociedade, a busca dos jovens por emprego esteve em evidência. Cibeli Maiara Sotil, com 17 anos de idade e estudante do segundo ano do ensino médio, está nessa busca. “Estou procurando vagas de estágio ou de jovem aprendiz, algo que me ajude a ingressar no mercado e que me dê mais oportunidades no futuro, pois essa busca para o jovem não é fácil”.

Cibeli Sotil se identifica como pansexual
Cibeli Sotil se identifica como pansexual - Foto: Giovanni Disegna

A inclusão no mercado de trabalho é um dos principais focos da Secretaria com a realização do evento. “Queremos incluir as pessoas que estão fora do mercado de trabalho, e para isso contamos com o apoio de vários parceiros para realização dos serviços”, disse a diretora do Chefe da Divisão da Diversidade e de Combate à Intolerância, Glória Crystal. “Estamos avançando a cada dia nas políticas públicas para a nossa população. O evento de hoje é parte disso”, acrescenta. 

Até mesmo aqueles que passavam pelo Centro Histórico da capital se interessaram. Foi o que ocorreu com a Sonia Maria dos Santos Barbosa, com 62 anos de idade a cozinheira e profissional de limpeza estava pelos arredores e resolveu verificar as oportunidades para a sua área de serviço. “Estou procurando emprego, tudo está organizado e disponível aqui no feirão, o que é muito bom. Normalmente, procuramos as vagas diretamente no Sine, mas o fato de já estar tudo aqui facilita o acesso”, diz.

Sonia Barbosa participou do Feirão se informando sobre vagas de emprego na banca do SINE de Porto Alegre

A ação teve o apoio do Departamento de Defesa do Consumidor (Procon RS), vinculado à SJCDH, da Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS), do Instituto-Geral de Perícias (IGP), da Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul (DPE/RS), da Prefeitura de Porto Alegre, do Sistema Nacional de Emprego (Sine) do município, da Faculdade Anhanguera e do Abalô Conexões Plurais, hub que apoia o empreendedorismo LGBTQIA+.

SJCDH - Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos