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Ônibus Lilás disponibiliza atendimentos e distribui materiais no Night Summit

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Iniciativa é uma das ações sociais vinculadas ao South Summit Brazil - Foto: Foto: Giovanni Disegna/Ascom SJCDH

Em ação social vinculada à terceira edição do South Summit Brazil, em Porto Alegre, o Ônibus Lilás atendeu a mulheres vítimas de violência e distribuiu materiais no Night Summit Mercado Paralelo. A atividade foi realizada na noite de quinta-feira (21/3). O governo do Rio Grande do Sul é correalizador do evento. 

Além disso, a noite serviu para apresentar o serviço realizado por meio da unidade móvel, que passou por recente manutenção e recebeu uma nova identidade visual. O atendimento realizado no Ônibus Lilás será de forma presencial e on-line. Uma técnica do Centro de Referência da Mulher Vânia Araújo Machado (CRM VAM RS) estará no ônibus, durante as viagens pelo interior do Estado. Ela será a responsável pela estrutura e por realizar o primeiro acolhimento das vítimas e direcionar para o atendimento especializado, por meio de videochamadas, realizadas na própria unidade móvel. 

“O Ônibus Lilás, conectado por videochamada ao CRM VAM RS, representa uma revolução na forma como os serviços são oferecidos, possibilitando chegar de maneira mais ágil a lugares distantes”, disse a diretora do Departamento de Políticas Públicas para a Mulher da Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH), Tabata Bier. “Essa integração permite um atendimento mais eficiente e personalizado entre as usuárias e as técnicas responsáveis. Isso facilita o acesso a zonas rurais, territórios quilombolas, aldeias indígenas e municípios que não possuem CRM implementado”, afirmou.

A unidade móvel é projetada para realizar atendimentos e acolhimentos das mulheres vítimas de violência no Estado. Ela é equipada com duas salas fechadas que garantem a privacidade da vítima.

Distribuição de materiais e orientação

Durante a noite, a equipe do CRM VAM RS disponibilizou atendimentos e orientações. Além disso, distribuiu um QR Code discreto, que encaminha o público para o site. Lá estão informações sobre o atendimento e sobre vários aspectos da violência contra a mulher.

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Texto: Ascom SJCDH
Edição: Camila Cargnelutti/Secom

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