Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Justiça, Cidadania e Direitos Humanos

Início do conteúdo

Pesquisa sobre a contribuição do Povo de Terreiro à culinária gaúcha é apresentada na Secretaria da Justiça

Publicação:

20140523140726gastronomia.jpg
SJDH estuda viabilidade de publicação do livro - Foto: Raquel Wunsch

A coordenadora de Atividades e Pesquisa em Gastronomia Regional da Casa Civil, Jussara Pereira Dutra, apresentou, na manhã desta sexta-feira (23), à secretária da Justiça e dos Direitos Humanos, Juçara Dutra Vieira, o projeto de pesquisa "A Contribuição do Povo de Terreiro à Culinária Gaúcha', que culminará na publicação de um livro.

O trabalho tem por objetivo demonstrar a influência africana na culinária tradicional gaúcha, através da comparação entre as comidas de terreiro e as receitas emblemáticas da gastronomia tradicional gaúcha. A pesquisa é realizada pelo Grupo de Trabalho de Gastronomia Regional em parceria com o Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore (IGTF).

"Este tipo de parceria é importante. Este livro é a consolidação de uma pesquisa admirável sobre a realidade e a vivência dos povos de terreiro" afirmou Juçara Dutra. "A pesquisa já atingiu 86 municípios, de todas as regiões do Estado, mas chegaremos a 150. Já foram pesquisados e entrevistados 12 terreiros. Este é um projeto pioneiro no RS", disse Jussara Pereira Dutra.

O livro irá apresentar receitas as quais utilizem insumos característicos de influência africana e as semelhanças e diferenças em relação aos pratos da culinária tradicional gaúcha, além de identificar o processo de apropriação de ingredientes locais nas comidas preparadas no ritual do batuque.

Jussara Pereira Dutra lembra que os ensinamentos das religiões de matriz africana partem do princípio do culto aos ancestrais, sendo essa cultura transmitida de geração em geração através da oralidade. A importância dessa pesquisa se justifica, tendo em vista que o objetivo será verificar em que medida os conhecimentos, a memória, os hábitos e costumes relacionados à culinária regional gaúcha e à culinária de matriz africana migraram de um território para o outro, como também identificar quais foram as misturas e hibridizações ocorridas nessas duas tradições culturais.

SJCDH - Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos