Programa Casas da Solidariedade é debatido em Caxias do Sul
Publicação:

A Secretaria do Trabalho e do Desenvolvimento Social (STDS), representada pelo coordenador da Lei da Solidariedade, Roberto Pesce, participou de uma audiência pública regional em Caxias do Sul na última semana. O evento, realizado pela Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa (AL), teve o objetivo de debater o Projeto de Lei (PL) 36/2011, que institui o Programa Casas da Solidariedade em municípios considerados referências de saúde.
A ação é uma iniciativa da STDS e visa garantir condições adequadas aos pacientes em situação de vulnerabilidade social que se encontram em tratamento médico pelo Sistema Único de Saúde (SUS) fora de sua cidade de origem. Durante a audiência, presidida pela deputada estadual Maria Helena Sartori, Roberto Pesce apontou que as Casas não serão novas casas de saúde, mas “uma casa de passagem, onde os pacientes com um acompanhante receberão carinho e acolhimento durante o tratamento de saúde.”
A meta da pasta é construir uma casa em cada um dos pólos regionais de saúde do Estado. Por meio de convênios com os municípios, serão aprimoradas as estruturas dos locais que já oferecem o serviço, além de investir recursos para ampliar o número de vagas. O evento teve a presença de representantes do Ministério Público do Estado, de hospitais da região e de entidades que já têm serviços de acolhimento, além de secretários municipais de saúde de Caxias do Sul e de Farroupilha, vereadores e da presidente da Comissão de Saúde e Meio Ambiente, deputada Marisa Formolo.