Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Justiça, Cidadania e Direitos Humanos

Início do conteúdo

ProJovem Trabalhador é lançado em Bagé e Dom Pedrito

Publicação:

Evento em Bagé, que foi contemplada com 180 vagas.
Evento em Bagé, que foi contemplada com 180 vagas. - Foto: Mário Gaist

Neste sábado (10), aconteceu a solenidade de lançamento do ProJovem Trabalhador – Juventude Cidadã nos municípios de Bagé e Dom Pedrito, que foram contemplados com 180 e 140 vagas em cursos gratuitos, respectivamente. As atividades contaram com as presenças do secretário de Estado do Trabalho e do Desenvolvimento Social, Luís Augusto Lara, do presidente da Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS), Heitor Gularte, e do diretor Técnico da FGTAS, Rodrigo Ribas.

Nos municípios, o secretário Lara ressaltou aos alunos do Programa a ampliação das oportunidades de qualificação profissional na Região e falou sobre a principal missão da Secretaria. “A nossa missão é acolher, qualificar e libertar, ou seja, trazer as pessoas para os programas sociais, qualificar esse público e os jovens e, após, oportunizar a dignidade por meio da inserção no mercado formal de trabalho. Através do exemplo de vocês, alunos, outras pessoas vão ver que vale a pena se qualificar e aproveitar este momento, em que estamos tendo mais de 112 mil vagas em cursos gratuitos do Plano Estadual de Qualificação Profissional no RS”, afirmou Lara.

Participaram dos eventos, o delegado Regional do Trabalho da STDS, Alexandre Camargo, os coordenadores das Agências FGTAS/Sine de Bagé e Dom Pedrito, Roberto Messias e Rodrigo da Fontoura, o prefeito de Bagé, Dudu Colombo, a vice-prefeita de Dom Pedrito, Adriana Torres Lara, secretários, vereadores, representantes das áreas de Recursos Humanos de empresas locais e entidades executoras dos cursos, entre outros convidados, alunos e familiares.

ProJovem Trabalhador

Os cursos do Projovem Trabalhador, que integram o Plano Estadual de Qualificação Profissional, qualificam jovens desempregados, com idades entre 18 e 29 anos, para inserção no mercado de trabalho. Além de vales alimentação e transporte, os alunos recebem bolsa-auxílio de até R$ 600,00, repassados pelo Ministério do Trabalho e Emprego, desde que comprovada a frequência mínima de 75% nas aulas. No Programa, os jovens recebem qualificação profissional e social.

Evento em Dom Pedrito, contemplado com 140 vagas.

SJCDH - Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos