Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Justiça, Cidadania e Direitos Humanos

Início do conteúdo

Secretaria de Políticas para as Mulheres dá início ao projeto Gênero e Raça/Etnia na Mídia

Publicação:

A Secretaria de Políticas para as Mulheres do RS dá início à execução do projeto “Gênero e Raça/Etnia na Mídia: promovendo a autonomia e enfrentando a violência contra a mulher, por uma comunicação pública e plural”. Nesta quarta-feira (16), a titular da pasta, Ariane Leitão, esteve reunida com a equipe técnica do projeto para acertar os detalhes.

A articulação já começou com os municípios, principalmente com os que têm curso superior na área de Comunicação, para qualificar 750 jornalistas, estudantes de comunicação e comunicadoras/es. O projeto ainda prevê produções como hotsite, guia, livro e campanha sobre a temática. O objetivo é ampliar a visibilidade dos direitos das mulheres na mídia, com ênfase na igualdade.

“Pensar num projeto que envolva questões de gênero e raça/etnia na mídia é defender uma comunicação promotora de uma cultura igualitária, democrática e não reprodutora de estereótipos. E mais, é pensar numa comunicação plural, marcada pela diversidade, fomentadora de uma cidadania comunicativa que também incentive o acesso das mulheres à produção de conteúdo para a mídia”, reforça Ariane Leitão.

O projeto é uma parceria entre a Secretaria de Políticas para as Mulheres do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, o Núcleo de Jornalistas Afrobrasileiros e o Núcleo de Mulheres Jornalistas pela Igualdade de Gênero do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul (Sindjor), a Fundação Cultural Piratini – TVE e FM Cultura e a Secretaria de Comunicação e Inclusão Digital (Secom), com investimentos da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM Nacional).

Participaram da reunião com a titular da SPM, Ariane Leitão, em Porto Alegre, a diretora do Sindjor, Vera Daisy Barcellos, a diretora de marketing cultural da Fundação, Fernanda Pereira, o assessor Giovanni Rocha e a diretora de comunicação da SPM, Sátira Machado.

Texto: Assessoria de Comunicação SPM

SJCDH - Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos