Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Justiça, Cidadania e Direitos Humanos

Início do conteúdo

Secretário Mateus Wesp se reúne com presidentes de conselhos

Publicação:

IMG 4858
A reunião com os conselhos aconteceu na tarde desta segunda-feira (23) - Foto: Gleison Ló
Por Jéssica Moraes

O Secretário de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Mateus Wesp, se reuniu com os presidentes dos conselhos da Pasta na tarde desta segunda-feira (23). Participaram do encontro: Liza Cenci, vice-presidente do conselho da pessoa com deficiência; Gilberto Kemer da coordenadoria da pessoa com deficiência; Caio Klein, presidente do conselho LGBT; Mariele Diotti presidente do conselho da criança e do adolescente; Ederson Ferreira e Carla Nauderer, do departamento de diversidade sexual e inclusão; Dani Morethson, diretor adjunto de diversidade sexual, inclusão e políticas setoriais

Na reunião, Wesp destacou a necessidade de promover um trabalho humano, propositivo, com políticas públicas efetivas e focado, também, na prevenção para públicos não vulneráveis.  Caio Klein, presidente do conselho LBGT, apresentou demandas administrativas e falou sobre a necessidade de mapeamento de dados de centros de referências voltados à diversidade no estado. Além disso, o secretário endossou a elaboração de projetos que evitem a discriminação. 

A vice-presidente do conselho da pessoa com deficiência, Liza Cenci e o integrante da coordenadoria, Gilberto Kemer apresentaram ao Secretário as ações práticas de acessibilidade que podem auxiliar esse público. Wesp e Liza conversaram sobre a Lei gaúcha de acessibilidade e inclusão e possíveis adequações. A presidente reforçou a importância de realizar a conferência sobre o tema. 

Já Mariele Diotti, presidente do conselho da criança e do adolescente, destacou os materiais já elaborados pelo conselho e os recursos disponíveis para projetos. A presidente também reforçou a necessidade de um olhar para a criança como um todo, não só as vulneráveis. A medida será uma das prioridades de Wesp à frente da Pasta. 

O Secretário avaliou o encontro fundamental e enfatizou que essa é apenas a primeira troca entre presidentes dos conselhos e ele. “Temos muito a trabalhar em conjunto pelo melhor para toda população do Rio Grande do Sul”, frisou. 

Wesp foi convidado para participar da primeira reunião do ano de cada conselho, que deve acontecer entre o final de janeiro e ao longo do mês de fevereiro.

SJCDH - Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos