Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Justiça, Cidadania e Direitos Humanos

Início do conteúdo

SESQUICENTENÁRIO DA IMIGRAÇÃO ITALIANA NO RS: Comissão Oficial dos festejos dos 150 anos, presta homenagem à dupla Ca-Ju

Ato ocorreu antes do clássico válido pela 4ª rodada do Campeonato Gaúcho 2025

Publicação:

Secretário de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Fabrício Peruchin, entregou a placa
Secretário de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Fabrício Peruchin, entregou a placa - Foto: Leonardo Bidese/ECJ
Por ASCOM SJCDH

A Comissão Oficial dos Festejos dos 150 anos da Imigração Italiana no Rio Grande do Sul entregou placas em homenagem à Sociedade Esportiva e Recreativa Caxias do Sul e ao Esporte Clube Juventude, considerados patrimônios históricos e esportivos de Caxias do Sul, a maior cidade de colonização italiana do Estado. A entrega ocorreu na noite de sábado (1º/02), no Estádio Francisco Stédile (Centenário), antes do clássico Ca-Ju (Caxias x Juventude) que integrou a 4ª rodada do Campeonato Gaúcho de 2025.      

“Fiquei extremamente feliz em homenagear essas importantes instituições, que carregam consigo boa parte da cultura trazida pelos imigrantes italianos ao nosso Estado. É um momento importante para demonstrarmos o tamanho das comemorações que estamos planejando para todo o ano de 2025”, disse Fabrício Peruchin, secretário de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos e presidente da Comissão Oficial dos festejos dos 150 anos da Imigração Italiana. 

Peruchin e a presidente do COMITES-RS, Cristina Mioranza, entregaram as placas para o presidente do Caxias, Roberto de Vargas, e para o presidente do Juventude, Fábio Pizzamiglio. O diretor financeiro da Federação Gaúcha Futebol (FGF), Marcelo Ducati, também prestigiou a entrega. 

O Cônsul-geral da Itália em Porto Alegre, Valerio Caruso, também assinou as placas que homenagearam os clubes de futebol. 

Sobre a comissão dos 150 anos

O governador Eduardo Leite estabeleceu, em abril de 2024, uma Comissão Oficial para organizar os festejos estaduais que marcam esse processo migratório. 

Assim, o Decreto 57.558/2024 reúne diversas secretarias de Estado e convida instituições a refletir, debater e contribuir para a realização das ações e eventos que estão programados ao longo de 2025. A marca oficial diz: “150 anos da Imigração Italiana no Rio Grande do Sul: Nossa história é feita de futuros”.

Imigração italiana no RS

No ano de 2025, comemoram-se os 150 anos da imigração italiana no Rio Grande do Sul, cujo marco será o dia 20 de maio, pois, em 1875, chegaram a Nova Milano, atual distrito de Farroupilha, os primeiros imigrantes italianos. O primeiro ciclo migratório ocorreu entre 1875 e 1914, trazendo para o Estado cerca de 84 mil pessoas, que deixaram a Lombardia, o Vêneto e o Tirol em busca de oportunidades e fugindo das tensões que culminaram na Primeira Guerra Mundial. O ápice da imigração foi entre 1884 e 1894, com a chegada de 60 mil italianos, que ajudaram a forjar o Estado.

SJCDH - Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos