Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Justiça, Cidadania e Direitos Humanos

Início do conteúdo

SJCDH promove capacitação estadual e municipal sobre drogas

Publicação:

Em frente ao palco do auditório, um grupo de pessoas vestidas de camiseta branca e calças jeans aguarda para iniciar uma apresentação musical que servirá de abertura da capacitação. Dois homens estão segurando violões e um homem está sentado em um cajón - instrumento de madeira que parece uma caixa retangular e que se toca com as mãos. Em cima do palco, há um telão com o pôster do evento em que três pares de mãos estão juntas num gesto de união; acima das mãos está escrito a data do evento "24/04/2023" e o título "Capacitação Estadual e Municipal para conselheiros sobre drogas"; e, embaixo das mãos, está escrito em verde o lema do evento "capacitar para estruturar". No alto do telão, estão as logos dos organizadores: a SJCDH; o Coned-RS e o COMEN-NH.

Autoria da descrição da foto: Wagner Meirelles Ascom SJCDH
O evento serviu para articular os conselhos municipais e fortalecer políticas de acolhimento - Foto: Wagner Meirelles / Ascom SJCDH
Por Wagner Meirelles / Ascom SJCDH

A Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH) realizou, nesta segunda-feira (24), capacitação estadual e municipal sobre drogas para os conselheiros municipais de todo o Estado. Realizado em parceria com o Conselho sobre Drogas do Rio Grande do Sul (Coned-RS), a Prefeitura de Novo Hamburgo e o Conselho Municipal de Assuntos sobre Drogas (Comen), o evento teve como objetivo articular os conselhos municipais e fortalecer as políticas de acolhimento às pessoas dependentes ou usuários de drogas e seus familiares. Os organizadores estimam que 147 conselheiros municipais de 25 cidades participaram do encontro, realizado em Novo Hamburgo.

Na abertura da capacitação, o diretor-geral da SJCDH, Leonardo Rosa, ressaltou a importância da criação dos conselhos municipais de políticas sobre drogas para que as políticas públicas de prevenção, acolhimento, tratamento e reinserção social sejam efetivadas em todos os entes federativos. “A SJCDH está trabalhando junto ao Coned-RS para a elaboração do primeiro plano estadual de políticas públicas sobre drogas, que beneficiará toda a população gaúcha”, ressalta.

De acordo com o presidente do Coned-RS, Rodrigo Vasconcellos, a capacitação auxilia o conselho estadual a cumprir com sua missão institucional de fomentar, aglutinar e moderar os conselhos municipais. “O grande desafio é articularmos políticas públicas efetivas que tragam qualidade de vida para a população gaúcha a partir dos municípios, principalmente à população de dependentes químicos”, assinalou Vasconcellos. “Muitas vezes, as pessoas usuárias e os seus familiares sentem-se impotentes diante da situação da dependência. Tendo em vista esse contexto, estamos nos debruçando em um plano estadual de política exatamente para responder a todas as dimensões que envolvem a questão do consumo de drogas e a sua prevenção”.

A diretora do departamento de Justiça e Políticas Públicas sobre Drogas da SJCDH, Viviane Nery Viegas, destaca que a iniciativa aprimora a rede de políticas públicas existentes no Estado. “Esta é uma importante ação da nossa pasta em parceria com o Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas, no sentido de fortalecer a política pública sobre drogas no estado do Rio Grande do Sul”, destaca. Segundo ela, a criação dos conselhos municipais torna possível a implementação efetiva dos eixos de atenção da política pública, com foco na prevenção, tratamento e acolhimento, redução da oferta e, especialmente, reinserção social.

Estiveram presentes também o chefe da divisão de Comitês, Conselhos e Outros Colegiados da SJCDH, João Fernandez; secretária de Educação de Novo Hamburgo, Maristela Guasselli; o chefe de gabinete da Secretaria Municipal da Saúde de Novo Hamburgo, Leonel Nogueira, representando o secretário municipal da saúde, Marcelo Reidel; o inspetor-chefe da guarda municipal, Wagner Gonçalves Silveira, representando o secretário de Segurança de Novo Hamburgo, general Roberto Jungthon; e a presidente do Conselho Municipal de Entorpecentes de Novo Hamburgo (Comen), Rosângela Scurssel.

SJCDH - Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos