Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Justiça, Cidadania e Direitos Humanos

Início do conteúdo

Adesão dos municípios gaúchos ao SIPIA-CT teve aumento de 152% em 2024

Saldo é resultado do trabalho de capacitação realizado pelo Estado

Publicação:

Uma das capacitações presenciais realizadas ocorreu na PUC
Uma das capacitações presenciais realizadas ocorreu na PUC - Foto: Divulgação
Por ASCOM SJCDH
Para qualificar o atendimento às crianças e adolescentes do Rio Grande do Sul, o Governo do Estado tornou a capacitação dos municípios sobre o Sistema de Informações para Infância e Adolescência - módulo Conselho Tutelar (SIPIA-CT) um projeto estratégico do RS. Durante todo ano de 2024, a Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH) realizou 29 capacitações, formando 200 servidores em 184 Prefeituras Municipais.

A aplicação das capacitações sobre o SIPIA-CT resultou em um aumento significativo nas adesões. É preciso considerar que 60 municípios já passaram pelas duas capacitações, que os tornam aptos para operar o Sistema. Desses 60, 29 aderiram a ele. Antes das capacitações, o Estado contava com apenas 19 municípios. O que resulta em um aumento de 152% nas adesões.

“Trabalhamos com muito empenho na SJCDH para avançarmos na pauta, que é um compromisso do governador Eduardo Leite. Nosso objetivo é capacitar, pelo menos, um representante de cada um dos municípios, para que eles possam dar um suporte técnico e facilitar a utilização da ferramenta”, disse o titular da Pasta, Fabrício Peruchin. “Os resultados foram muito bons, principalmente por conta das enchentes, que acabaram por prejudicar as cidades e reduzir o número de capacitações”.

O SIPIA-CT é uma plataforma digital unificada para todo Brasil, na qual Conselheiras e Conselheiros Tutelares registram, acompanham e tramitam os atendimentos realizados no âmbito de seus Conselhos Tutelares. Por meio dele, é possível requisitar à rede de atendimento os serviços públicos necessários para a garantia dos direitos de crianças e adolescentes.

O registro digital dos dados garante a integridade, a segurança e a organização das informações, a criação de políticas públicas ajustadas às necessidades da comunidade e a padronização dos processos abertos pelos Conselhos Tutelares.

Projeção para 2025
O Departamento de Políticas para Criança, Juventude e Adolescente da SJCDH - responsável pela pauta no RS - planeja realizar, em 2025, 100 capacitações, que atenderão a todos os municípios do estado.

São considerados quatro fatores para aumentar a aderência das prefeituras. O aprendizado da equipe, a alocação de servidores para o projeto, a estabilidade do Sistema e a neutralização de fenômenos adversos - já que em 2024 as enchentes impactaram a execução dos municípios.
SJCDH - Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos