Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Justiça, Cidadania e Direitos Humanos

Início do conteúdo

Adolescente da Fase recebe visita surpresa do Guri de Uruguaiana

Publicação:

20130808192044guripresentes.jpg
Adolescente ganhou um livro de presente do humorista Jair Kobe - Foto: Ascom/SJDH

A unidade da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Fase), em Novo Hamburgo, foi palco nesta quinta-feira (08), de um encontro entre o personagem Guri de Uruguaiana original e seu cover, um dos adolescentes da Fase. O humorista Jair Kobe fez uma surpresa ao jovem P.H.L.S, de 19 anos, que ganhou o prêmio de melhor ator estudantil no 22° Festival de Esquetes do município, realizado no mês de junho. O adolescente, que cumpre medida socioeducativa na unidade, se inspirou no Guri de Uruguaiana para interpretar seu papel na peça "Fagundes na Semana Farroupilha".

Sem saber da visita do humorista, o adolescente foi atraído para uma das salas da escola do Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) com o pretexto de que precisava ensaiar para uma apresentação. Enquanto encarnava os trejeitos e figurino do personagem, o verdadeiro Guri de Uruguaiana apareceu na porta. Com olhar incrédulo e muito sorriso, o adolescente só conseguia dizer "não acredito, não acredito"! O sonho do jovem, enfim, virava realidade. Ao lado de Kobe, ele interpretou o Canto Alegretense em uma paródia da música YMCA, dançando a coreografia que o humorista faz em seus shows.

PHLS ainda emocionou Jair Kobe ao falar da importância que ele tem em sua vida e das lições aprendidas na unidade para mudar o rumo de sua vida. "A emoção que eu senti no palco quando me apresentei no concurso e a energia que o público passa para a gente é uma adrenalina que eu nunca senti na minha vida, nem quando eu levava outra vida bem diferente desta daqui. É a mesma adrenalina que eu sinto agora ao te conhecer. Eu travei, não sei nem dizer o que senti. Foi demais, é uma mistura de alegria com euforia", disse o adolescente para o ídolo.

Acostumado a fazer as pessoas sorrirem, Kobe, desta vez, não conteve a emoção e ficou com os olhos cheios de água e a voz embargada após o depoimento do adolescente. "É muito prazeroso ver que o personagem está colaborando em todos os sentidos, principalmente na vida dele", afirmou o humorista. Depois de assistir à performance do jovem, ele o presenteou com um livro com os "causos" do personagem e um DVD. O artista ainda prometeu dar um violão, já que o adolescente está aprendendo a tocar o instrumento, mas não possui um.

Humor e curso profissionalizante
No Case desde os 17 anos, PHLS descobriu dentro da unidade o seu talento para o humor. Para isso, contou com a ajuda de professores da Escola Estadual de Ensino Fundamental Bento Gonçalves, que funciona dentro da casa para criar os textos do personagem. Além da arte de interpretar, o jovem também se dedicou a um dos cursos profissionalizantes, oferecido pelo Programa POD Legal, implantado pela Fase em parceria com o Centro de Integração Empresa - Escola (CIEE), Superintendência Regional do Trabalho e Emprego e Banrisul.

Ele se formou no curso de Ocupações Administrativas. Durante o um ano de curso, ele fez uma poupança de mais de R$ 4 mil, fruto da economia mensal que fez com o meio salário-mínimo que recebeu com o programa POD Legal. "O colégio investiu em mim quando viu que eu gostava de teatro. Depois que eu entrei na Fase a minha vida deu um giro de 180º. Aqui eu tive oportunidades que eu jamais teria lá na rua", avalia.

SJCDH - Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos