Atividades marcam o Dia do Autismo
Publicação:

O Dia Mundial de Conscientização do Autismo celebrado nesta segunda-feira (02) está sendo marcado por diversas atividades na Capital. Nesta terça-feira (03), ocorrerá um concerto da Ospa na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Já na segunda, a celebração ocorreu na Usina do Gasômetro com um show. A programação em comemoração à data iniciou no domingo com uma caminhada no Parque da Redenção.
A Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para Portadores de Deficiências (Faders), vinculada à Secretaria da Justiça e dos Direitos Humanos (SJDH), selou uma parceria com o Instituto de Autismo e Vida e a Associação de Pais e Amigos do Autista do Rio Grande do Sul (Amars) para mobilizar e conscientizar a população sobre a importância da data, e aproveitaram o evento no parque para reforçar a bandeira em prol dos autistas.
Instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), a data de 2 de abril é o marco da mobilização mundial para a conscientização sobre o autismo. Segundo a ONU, a síndrome atinge cerca de 2 milhões de brasileiros e estima-se que mais da metade ainda está sem diagnóstico.
O autismo é um transtorno definido por alterações presentes antes dos três anos de idade e que se caracteriza por alterações qualitativas na comunicação, na interação social e no uso da imaginação.
A diretora do Departamento de Direitos Humanos e Cidadania da SJDH, Tâmara Biolo Soares, destacou a importância das atividades de mobilização em prol dos autistas: “Celebramos esta data e estamos juntos na caminhada por uma maior valorização e conhecimento sobre o autismo na sociedade.”