Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Justiça, Cidadania e Direitos Humanos

Início do conteúdo

Case Pelotas e 3° Batalhão de Bombeiros Militar iniciam projeto que possibilitará a socioeducandos a certificação de brigadistas

Publicação:

Projeto Case Pelotas
Ao todo, 17 socioeducandos iniciaram o curso

Em uma parceria inédita, o  Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) Pelotas e o 3° Batalhão de Bombeiros Militar (3° BBM) deram início no dia 19 de outubro ao projeto-piloto “Bombeiro Cidadão”. O projeto foi idealizado durante um ano com objetivo de promover e disseminar o civismo, a prática de disciplina e proporcionar a formação dos socioeducandos no Plano de Prevenção e Proteção Contra Incêndios (PPCI) e em Primeiros Socorros. Ao todo, 17 socioeducandos iniciaram o curso.

Segundo a diretora do Case Pelotas, Daiane Dias, o projeto é pioneiro no Rio Grande do Sul, sendo a primeira vez que um órgão vinculado à segurança pública ingressa em uma unidade de internação socioeducativa para ministrar ação nesta modalidade. “Meu sentimento é de gratidão. Para trabalhar na socioeducação é preciso acreditar na possibilidade de reinserção social de nossos jovens”, afirma.

Os alunos desenvolverão atividades com os bombeiros militares que irão instruí-los sobre trabalho em grupo, superação de desafios, além de trabalhar questões como disciplina e hierarquia. 

Ao final do curso, os adolescentes farão uma prova teórica. Ao atingir 70% de acertos, estarão aptos à certificação de brigadistas e habilitados a desenvolver atividades relacionadas ao PPCI, proporcionando a reinserção social dos socioeducandos e também a possibilidade de novas perspectivas no mercado de trabalho. A conclusão do curso está prevista para acontecer no final de novembro.

Texto: Arthur Alves/Ascom Fase

SJCDH - Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos