Case Pelotas e Programa ACT formam primeira turma do projeto
Iniciativa faz parte do Pacto Pelotas pela Paz e trabalhou com jovens que já são pais
Publicação:
Seis socioeducandos do Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) de Pelotas, que participaram das atividades do programa ACT - Criando Crianças em Ambientes Seguros, receberam na última quinta-feira, 23, os certificados de conclusão da primeira turma da metodologia socioemocional, política pública do município que integra o Pacto Pelotas pela Paz.
A solenidade teve a participação da prefeita Paula Mascarenhas, que falou da importância de fortalecer os vínculos entre filhos, pais e cuidadores ainda na primeira infância. “Consigo ver pelo olhar dos formandos que todos foram tocados pelo programa. Estamos levando o ACT para as mais variadas áreas, como escolas, o presídio e aqui, no Case, pois queremos transformar a sociedade e torná-la não violenta e acolhedora, oferecendo oportunidades para que se possa viver em paz. O Pacto acredita na capacidade de transformação do ser humano”, afirmou.
A prefeita recebeu uma homenagem dos formandos e cartas escritas por eles durante as atividades do programa, que se tornaram um projeto intitulado “Cartas da Paz”. Nas declarações, os jovens destacaram o carinho e afeto com os quais foram tratados pelos profissionais, e contaram que sobre a vontade de mudar e se tornar referência para seus filhos. Além da relação com os filhos ter mudado, os socioeducandos fortaleceram seus vínculos com seus pais.
As atividades no Case Pelotas foram ministradas pela coordenadora da política pública e diretora de Prevenção da Secretaria de Segurança Pública (SSP), Alicéia Ceciliano, e pela facilitadora da Prefeitura, a psicóloga Samanta Rodrigues.
A diretora da unidade regional do Case, Daiane Dias, também destacou o impacto da realização do projeto na unidade. “O Pacto hoje é uma política pública reconhecida internacionalmente pelos efetivos resultados na prevenção a violência e de como criar crianças em ambiente seguro. A prevenção sendo efetiva na prática. Nossos jovens voltarão ao convívio social e, a busca é que possam sair mais humanizados e conscientes de seu papel familiar e cidadão”, disse.
A formatura contou com a presença dos órgãos de segurança, judiciário e Executivo.
Com informações de Marina Amaral/Prefeitura de Pelotas
Texto: Jéssica Britto/ASSCOM Fase