Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Justiça, Cidadania e Direitos Humanos

Início do conteúdo

Centro da Juventude Lomba do Pinheiro sedia lançamento da campanha Respeita As Gurias na Folia

Publicação:

A escola de samba Unidos da Tinga realizou a abertura do evento
A escola de samba Unidos da Tinga realizou a abertura do evento
Por Alessandro Sasso

O Centro da Juventude (CJ) Lomba do Pinheiro sediou o lançamento da campanha Respeita As Gurias na Folia, na última terça-feira (31). A iniciativa é realizada pelo Themis - coletivo que atua contra a discriminação de mulheres no sistema de justiça - para conscientizar jovens sobre o que significa assédio no Carnaval e prevenção de infecções sexualmente transmissíveis. 

"Receber esse projeto aqui é bem importante, não só pela temática, que é de uma relevância indiscutível, mas também porque vai de encontro com o trabalho que realizamos no CJ de promover uma cultura de paz e de não violência. A prova disso é que temos muitas jovens do nosso centro envolvidas na organização e divulgação da campanha”, afirma Paula Moura, coordenadora do Centro da Juventude Lomba do Pinheiro. 

O coletivo destaca que a importância de abordar essas temáticas é embasada em pesquisas recentes. Segundo o material pelo Themis, em uma enquete do site Catraca Livre, 82% das mulheres afirmaram já ter sofrido assédio durante o Carnaval. Já o Instituto Data Popular divulgou, em 2016, uma pesquisa na qual 61% dos homens disse acreditar que mulher solteira que sai para a folia “não pode reclamar de ser cantada”. 

Na prática, o coletivo vai fazer ações presenciais em ensaios de escola de samba e blocos de Carnaval, além de distribuir leques com informações úteis e de conscientização e material de comunicação nas redes sociais. 

O material completo da campanha pode ser acessado no link abaixo:

Respeita As Gurias na Folia (.pdf 20,40 MBytes)

SJCDH - Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos