2ª Conferência Estadual do Povo de Terreiro acontece na próxima semana, em Porto Alegre
Publicação:

O Governo do Estado, através do Departamento da Igualdade Étnico-racial da Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, promove nos dias 12 e 13 de maio, a 2ª Conferência do Povo de Terreiro do Estado do Rio Grande do Sul. O evento irá reunir no auditório do Hotel Embaixador, no Centro Histórico de Porto Alegre, 450 delegados e delegadas eleitos nas etapas municipais e intermunicipais.
A conferência estadual marca o início do processo de eleição dos novos membros do Conselho do Povo de Terreiro do Estado do Rio Grande do Sul (CPTERGS), e tem como objetivo acolher as demandas das Comunidades Tradicionais de Matriz Africana e Afro-Umbandista, contribuindo para a formulação de políticas públicas efetivas voltadas a essa população.
O tema central "Direitos Humanos, Democracia e Descolonização: contribuições da Tradição de Matriz Africana e Afro-Umbandista", orienta os debates realizados desde as 68 etapas municipais e intermunicipais.
Dentre as pautas propostas, estão os desafios para o reconhecimento de diferentes matrizes civilizatórias, ou seja, de diferentes formas de ver e viver a vida, destacando estratégias para o combate à intolerância religiosa, como a autodeclaração, a representatividade e as experiências de diálogos inter-religiosos.
AVISO DE PAUTA
O que: 2ª Conferência do Povo de Terreiro do Estado do Rio Grande do Sul.
Quando: 12 e 13 de maio de 2025.
Dia 12: Abertura oficial às 14h
Dia 13: Evento das 8h às 17h.
Onde: Hotel Embaixador - Rua Jerônimo Coelho, 354, Centro Histórico, Porto Alegre/RS.