Combate à discriminação racial será debatido na terça-feira

Comunidade Negra, Quilombolas e Povos de Terreiro participam do encontro da SJCDH

Na imagem a diretora do departamento da Igualdade Étnico- Racial, Sanny Figueiredo; e o diretor da divisão da Comunidade Negra, Quilombolas e Povos de Terreiros, Pai Ricardo, estão estão posicionados para foto sorrindo.
Pai Ricardo de Oxum e Diretora Sanny Figueiredo

A Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH) promove, na terça-feira (21), evento em alusão ao dia Dia Internacional de Combate à Discriminação Racial e Dia Nacional das Tradições das Raizes de Matrizes Africanas e Nações do Candomblé. O intuito é promover uma escuta efetiva da Comunidade dos Povos de Terreiro, primando pelo combate ao racismo e intolerância religiosa na busca pelo respeito a todas as crenças.

O encontro - organizado pelo Departamento da Igualdade Étnico-Racial, acontece no auditório do Centro Administrativo Fernando Ferrari (CAFF), das 09h às 12h. Entre as atividades previstas está um banho de cheiro na rampa de acesso à ala norte do CAFF e uma roda de conversa mediada por Pai Ricardo, Chefe de Divisão da Comunidade Negra, Quilombolas e Povos de Terreiro.

Essa é a primeira vez que o Rio Grande do Sul conta com uma Divisão que tem por escopo promover a Política Pública para os Povos e Comunidades de Matriz Africana e de Terreiros. "Estamos realizando esse evento para a demarcação dessa data tão importante. Esse é um evento que vai contemplar todos os Povos de Terreiro, Matriz Africana e Candomblé e também os simpatizantes. Estamos muito felizes de organizar esse encontro que nos é tão caro e trata da nossa fé, do nosso sagrado”, diz a Diretora do Departamento, Sanny Figueiredo.

Entre os convidados estão a Yiá Vera, Baba Diba, Pai Luciano, Milena Bittencourt, Fernanda Bairros, Mestre Cica e Dr. Pedro Nicolau. Além disso, também devem estar presentes o titular da SJCDH, Mateus Wesp, a Secretária Adjunta, Caroline Moreira, a Subsecretária de Direitos Humanos, Inclusão, Igualdade e Fraternidade, Marcia Scherer, o Diretor Adjunto do Departamento da Igualdade Étnico-Racial, Eduardo Feron, e o Presidente do o Conselho de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra (Codene), Márcio Oliveira.

SERVIÇO
Quando: 21 de março (terça-feira)
Horário: das 9h às 12h
Local: auditório do Centro Administrativo Fernando Ferrari (CAFF), avenida Borges de Medeiros, 1501, Centro Histórico