Comitiva da SJCDH avalia propriedades de Caxias do Sul para a implementação da Casa da Mulher Brasileira na serra gaúcha
Medida busca encontrar local ideal para implementação da política pública
Publicação:
![Secretário Fabrício Peruchin liderou comitiva durante as visitas](/upload/recortes/202502/13175913_117870_GD.jpg)
Uma comitiva liderada pelo secretário de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Fabrício Peruchin, visitou, nesta quinta-feira (13/2), em Caxias do Sul, propriedades da prefeitura para a implementação da Casa da Mulher Brasileira, na serra gaúcha. Após as visitas, as equipes seguirão com o processo para definição do local apropriado.
A comitiva foi recebida pelo prefeito de Caxias do Sul, Adiló Didomenico, e pelo titular da Pasta de Segurança, Paulo Roberto Rosa da Silva. Durante a reunião foram avaliadas as propriedades disponíveis. Posteriormente, foram realizadas visitas aos terrenos para analisar as condições dos locais.
“Essa é uma política pública disponibilizada pelo Ministério das Mulheres que libera recursos para os Estados implementarem Casas das Mulheres Brasileiras. Sabemos da necessidade de locais como esse, que prestam serviços essenciais a mulheres em situação de vulnerabilidade. Estamos fazendo todo o possível para disponibilizarmos esse serviço para a população gaúcha”, disse Peruchin.
O objetivo das Casas é facilitar o acesso aos serviços especializados para garantir condições de enfrentamento à violência, o empoderamento da mulher e sua autonomia econômica.
São ofertados no espaço serviços de: acolhimento e triagem; apoio psicossocial; delegacia; Juizado; Ministério Público, Defensoria Pública; promoção de autonomia econômica; cuidado das crianças – brinquedoteca; alojamento de passagem e central de transportes.
Integraram a comitiva: o chefe de Gabinete, Pedro Guedes; os assessores de Gabinete, Éverton Oliveira, Carolina Almeida Rodrigues, Caroline Machado de Oliveira, e a coordenadora da Assessoria de Patrimônio da SPGG, Elaine Paine.