Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Justiça, Cidadania e Direitos Humanos

Início do conteúdo

Confraternização de Centros da Juventude reúne centenas de jovens em Viamão

A Social do Programa de Oportunidades de Direitos ocorre anualmente no final do ano

Publicação:

Jovens poscionadas nas cadeiras observando as apresentações
Jovens participaram do momento de confraternização - Foto: Alessandro Sasso/ ASCOM SJCDH

Cerca de 600 jovens dos seis Centros da Juventude do Rio Grande do Sul participaram da Social do Programa de Oportunidades e Direitos (POD). O evento ocorreu nesta quinta-feira (21/12) na fazenda Quinta da Estância, em Viamão. A festa possui o objetivo de promover um dia de bem-estar e integração social a todos que participam do Programa durante o ano. 

O evento é realizado anualmente para possibilitar um momento de confraternização entre todos os CJs – de Alvorada, Viamão, Lomba do Pinheiro, Rubem Berta, Restinga e Cruzeiro.  O tema desta edição foi Festival das Juventudes, no qual foram realizadas apresentações culturais como batalha de rimas e performances de dança. 

O secretário de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Fabrício Peruchin, prestigiou a celebração e destacou a importância da participação dos jovens nas atividades dos Centros.

Momento de fala do Secretário. Ele aponta sua mão para o alto. Além disso, veste camiseta do POD.
Secretário participou da abertura do evento - Foto: Alessandro Sasso/ ASCOM SJCDH

“Investir nos Centros da Juventude, junto com as organizações da sociedade civil, que são importantes parceiros, é uma aposta que nós, como governo do Estado, nunca iremos perder”, disse o titular da pasta. “Nós apostamos nos jovens. Eles têm o futuro diante deles e precisam da ajuda do poder público para prepará-los ao mercado de trabalho e na formação como cidadão”, completou.

Somente neste ano de 2023, o Governo do Estado investiu 6,7 milhões de reais no POD - sendo destes 2,4 milhões para bolsas de Jovens Multiplicadores e 4,3 milhões para  subsídio de despesas dos Centros da Juventude. 

A diretora do POD, Aiesa Carolina Pedroso, reforçou o apoio e a confiança do governador Eduardo Leite e do vice-governador Gabriel Souza para que o trabalho chegue até os jovens. “Agradeço muito o apoio que nos dão para que possamos entregar uma política pública de qualidade e ofertar possibilidade de desenvolvimento para todos que frequentam o Programa”, disse.

Ao longo do dia, com o acompanhamento de guias do local, foi oferecida uma programação que contou com banho de açude e de piscina, visitação da fazenda e do viveiro de aves exóticas, trilha ecológica em área preservada com mata nativa, tirolesa, slackline e pista de carrinho de lomba. Também foram disponibilizados café da manhã, almoço e lanche da tarde para os jovens.  

Fala de Suanny. Ela sorri vestindo a camiseta do Pod da Restinga.
Suanny é jovem multiplicadora e reforçou o papel que possui na sua comunidade e no seu Centro - Foto: Alessandro Sasso/ ASCOM SJCDH

O jovem do POD e em especial os jovens multiplicadores, segundo a estudante Suanny Vitória, são muito mais do que somente participantes do Programa. “Nós temos o dever de inspirar, de sermos exemplos para todos os demais integrantes, colegas de escola e para nossos vizinhos em nossos bairros”, disse. 

Jovens se apresentam cantando musica. Público observa a apresentação de 4 jovens.
Durante a abertura, os jovens se apresentaram para o público. - Foto: Alessandro Sasso/ ASCOM SJCDH

Além de ser um importante momento de integração, a Social do POD também celebra o trabalho desenvolvido pelo Programa, que já atendeu mais de 29 mil jovens em nove anos de atuação. Com iniciativas nas áreas de cultura, esporte, lazer e empreendedorismo, gerando novas oportunidades e conhecimento para a juventude dos territórios em que está presente. 

Sobre o POD

O Programa de Oportunidades e Direitos é uma parceria do governo do RS, através da Secretaria de Justiça e Sistemas Penal e Socioeducativo, e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). O programa tem como foco a prevenção, ao atender jovens de 15 a 24 anos que vivem em áreas de grande vulnerabilidade e altos índices de criminalidade. 

Nos CJs, o público tem acesso a atividades educacionais, como cursos profissionalizantes e de idiomas, além de reforço escolar. Os jovens também têm a possibilidade de serem encaminhados para o mercado de trabalho, participarem de eventos culturais e esportivos e receberem acompanhamento psicossocial.  

Clique aqui e confira todas as informações sobre o Programa. 

SJCDH - Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos