Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Justiça, Cidadania e Direitos Humanos

Início do conteúdo

Departamento de Políticas sobre Drogas da SJDH conhece projetos em MG

Publicação:

20111111092112drogasminas2.jpg
O diretor Solimar Amaro (à esq.) e os servidores Rodirgo Franklin e Mercedes Celso foram recebidos pelo subsecretário Cloves B - Foto: Divulgação Seds

Uma comitiva do Departamento de Políticas Públicas sobre Drogas, da Secretaria da Justiça e dos Direitos Humanos, conheceu nesta semana ações de combate e prevenção às drogas realizadas em Minas Gerais. Entre terça e quarta-feira (8 e 9), o diretor Solimar Amaro e os servidores Rodrigo Franklin e Mercedes Maria Celso realizaram roteiros em órgãos do governo e em instituições naquele Estado, que é referência na área por contar com uma Subsecretaria específica sobre o tema.

O órgão, ligado à Secretaria de Defesa Social de Minas Gerais, foi visitado na terça-feira pelos gaúchos, que foram recebidos pelo subsecretário Cloves Benevides. No mesmo dia, eles conheceram a Comunidade Terapêutica Terra da Sobriedade e o programa de prevenção Papo Legal. Na quarta, Solimar e os servidores estiveram no Centro de Referência Estadual em Álcool e Drogas (Cread) e no Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas do Estado mineiro.

"Minas Gerais é hoje uma referência nacional em políticas sobre drogas, por isso o interesse em conhecer os programas desenvolvidos no Estado”, afirmou o diretor gaúcho, durante a visita. Solimar está à frente do departamento que, juntamente, com um fundo estadual e com o Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas, compõe o Sistema de Políticas Públicas sobre Drogas do Rio Grande do Sul, criado neste ano.

Para Franklin, a conhecer a experiência mineira renderá frutos para o trabalho realizado no RS. “Queremos saber como são feitos e executados os projetos relativos à questão das drogas em Minas Gerais e entender como pontos críticos são solucionados”, disse.

Ao lado de Minas, o RS é um dos Estados que mais investe no desenvolvimento de políticas sobre drogas, de acordo com pesquisa da Confederação Nacional de Municípios divulgada nesta semana. Esses estados, mais Rio de Janeiro e Piauí, possuem “dotações significativas para o desenvolvimento de políticas antidrogas”, afirma o estudo.

SJCDH - Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos