Departamento de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável realiza visitas técnicas a municípios
Publicação:
O Departamento de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (DESANS), da Secretaria de Estado do Trabalho e do Desenvolvimento Social, está realizando visitas técnicas aos municípios que efetivaram convênio com a pasta para a execução de Projetos de Hortas, Cozinhas e Padarias Comunitárias. De acordo com o diretor do DESANS, Elmar Schneider, as visitas têm o objetivo de acompanhar, bem como monitorar e fiscalizar o desenvolvimento destes projetos em cada cidade.
Schneider ressalta que as Hortas, Cozinhas e Padarias Comunitárias têm por objetivo gerar a produção de alimentos e qualificar as pessoas de baixa renda das comunidades. “Na atual gestão da Secretaria do Trabalho e do Desenvolvimento Social, que tem como titular o secretário Luís Augusto Lara, a segurança alimentar é uma das questões prioritárias. Esses roteiros de visitas estão sendo fundamentais para verificarmos in loco a efetividade dessas iniciativas e para apresentarmos aos gestores os demais programas da STDS que poderão beneficiar as cidades”, afirmou o diretor.
Na última semana, foram visitados os municípios de Candelária, Novo Cabrais, Silveira Martins, Santa Maria e São Pedro do Sul. Confira, abaixo, o relatório das atividades realizadas:
Candelária - o diretor Elmar Schneider pode acompanhar o desenvolvimento de uma Cozinha Comunitária, que beneficia cerca de 80 mulheres. Agora, o trabalho está voltado para a confecção de coelhinhos de chocolate para a Páscoa. Na ocasião, Schneider foi recebido pelo prefeito municipal, Paulo Roberto Butzge, pelo secretário de Desenvolvimento Social, Jorge Willian, pela primeira Dama e Secretária de Assistência Social, Gabriela Butzge, e esteve acompanhado pela delegada Regional do Trabalho da STDS, Maristela Rohlfes.
Novo Cabrais - os projetos de Cozinha e Padaria Comunitárias já atenderam em torno de 250 famílias dos Programas Bolsa Família, ProJovem e Terceira Idade, representando aproximadamente mil pessoas. Em dezembro, um grupo de 60 mulheres voluntárias vendeu a produção para a compra de brinquedos para o Natal de famílias carentes. A secretária municipal de Assistência Social, Vanessa Alves, acompanhou a visita.
Silveira Martins - o diretor da STDS foi recebido pelo prefeito municipal, Rosimar Bolzan, e por seus secretários municipais entre eles a de Assistência Social, Carina Catereze. Uma Cozinha Comunitária está para ser executada no município. O diretor salientou que a STDS está à disposição para esclarecimentos e informações sobre os projetos da Pasta.
Santa Maria – no município, o diretor Schneider foi recepcionado pelo prefeito, Cézar Schirmer, pelo vice, José Farret, por secretários municipais como a de Assistência Social, Ione Lemos, pelo representante do Departamento de Segurança Alimentar do município, Ronaldo Pozzobon, pelas nutricionistas, Jaqueline Rebelato e Thaís Xavier, e esteve acompanhado pelo delegado Regional do Trabalho da STDS, Luís Rafael Rodrigues. Na oportunidade, o diretor conheceu o trabalho no Restaurante Popular, local em que está instalada a Padaria Comunitária, onde público tem a oportunidade de se capacitar por meio de cursos e oficinas.
São Pedro do Sul - Nesta visita, o diretor Elmar Schneider foi recebido pelo secretário de Assistência Social, Arizoli Sacerdote, e pela coordenadora do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), Cláudia Diesel. O município construiu um prédio para dar atendimento especial ao público, onde são atendidos todos os projetos da área social. No local, está sendo desenvolvida uma Cozinha Comunitária, com cursos voltados para a produção de cucas, pães, bolachas, pizzas, pastéis etc. O município também demonstrou interesse em implantar uma Horta Comunitária na Granja Municipal - Bairro Santo Antônio, onde são atendidos menores que cumprem medidas socioeducativas.
Para a próxima semana, estão previstas visitas aos municípios de Crissiumal e Três de Maio.