Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Justiça, Cidadania e Direitos Humanos

Início do conteúdo

Dia 8 de abril é o Dia Nacional do Sistema Braile

Publicação:

20110408145851braile.jpg
Marineti diz que braile é insubstituível - Foto: Foto: Flavio Bandeira

Inventado pelo francês Louis Braille em 1827 em Paris, o sistema braile aproveita-se da sensibilidade epicrítica do ser humano, e a capacidade de distinguir na polpa digital pequenas diferenças de posicionamento entre dois pontos diferentes, onde uma pessoa com deficiência visual experiente pode ler até duzentas palavras por minuto. A partir deste ano, quando são comemorados os 200 anos do nascimento de Louis Braille, será comemorado, em 8 de abril, o Dia Nacional do Sistema Braile.

A data escolhida coincide também com o nascimento de José Álvares de Azevedo, que foi o responsável pela introdução do sistema braile no Brasil. O objetivo desta data é de incentivar entidades públicas e privadas a realizar ações que reverenciem a memória de Louis Braille, além de promover debates sobre os direitos das pessoas com deficiência visual, sua inserção no mercado de trabalho e orientações sobre a prevenção da cegueira.

Para o estagiário da FADERS Carlos Fernando Petry, o sistema braile no seu dia-a-dia é considerado uma grande conquista. "O braile nos dias de hoje é uma grande conquista para nós. Um linguagem onde realmente se aprende o português", ressalta Petry. Para Marineti Souza de Freitas, também funcionária da casa, pessoa com deficiência visual, o braile é insubstituível. "Aprendi o braile aos oito anos de idade, me alfabetizei com a linguagem e para mim, mesmo com tecnologias já avançadas, ele é insubstituível".

Sobre a Lei

A Lei nº 12.266, de 21 de junho de 2010, institui a data de hoje (08/04) como o Dia Nacional do Sistema Braille. Nesta data é recomendado às entidades públicas e privadas a realização de eventos destinados ao debate sobre o sistema braile. O propósito da Lei é fortalecer o debate social sobre dos direitos da pessoa com deficiência visual e a sua plena integração na sociedade, bem como difundir informações sobre a acessibilidade material, à informação e à comunicação, pela aplicação de novas tecnologias, além de reverenciar a memória de Braille.

SJCDH - Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos