Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Justiça, Cidadania e Direitos Humanos

Início do conteúdo

Dia das Mães atende os gostos de todas as famílias e mães em sua diversidade

Publicação:

No centro da foto, há duas mulheres negras, uma mãe e uma filha. À esquerda, a filha, uma garota negra de cabelo castanho e encaracolado, que veste uma camisa social branca, está segurando duas sacolas de compras, uma vermelha e outra azul. Por sua vez, a mãe é uma mulher negra de cabelos castanhos e trançados. Ela está vestindo uma camiseta laranja. Na cena, a filha está sorrindo enquanto a mãe cochicha em seu ouvido, simbolizando harmonia e grande parceria entre as duas. O fundo da foto está desfocado, mas percebe-se elas estão saindo de uma loja.

Autoria da descrição da foto: Wagner Meirelles / Ascom SJCDH
Para o Dia das Mães, o Procon RS oferece dicas que preservam a integridade dos consumidores - Foto: Freepik / Divulgação
Por Wagner Meirelles / Ascom SJCDH

Perdendo apenas para o Natal, o Dia das Mães é considerada a segunda principal data comemorativa para o comércio. Antigamente, os setores de vestuário, flores, chocolates, calçados, perfumes, cosméticos e utilidades domésticas eram os mais procurados na celebração. Hoje, buscando atender à diversidade de mães e configurações familiares, as empresas e marcas vêm apostando em variados segmentos — como itens esportivos, eletrônicos, viagens e tantos outros serviços. Junto a isso, fortalecer os laços afetivos é uma das maiores lições que a data transmite e um dos principais meios de expressar carinho é a troca de presentes.

Diante desse cenário, o Departamento de Defesa do Consumidor (Procon RS), da Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH), sistematizou, nesta sexta-feira (12), uma série de dicas para a compra de presentes em lojas virtuais, preservando a integridade dos compradores nas relações de consumo.

De acordo com a chefe da Divisão de Atendimento e Fiscalização do Procon RS, Bárbara Ramos, o Dia das Mães, que ocorre no próximo domingo (14), é uma data em que a população busca retribuir todos os esforços das pessoas que as cuidaram, principalmente, durante a infância e adolescência. "No momento da compra do presente, os consumidores precisam estar atentos à própria integridade", destaca Bárbara. “Afinal, o que todas as mães querem é a segurança dos seus filhos e filhas. Por isso, também é preciso ter todo o cuidado na hora de adquirir produtos ou contratar serviços”, ressalta.

A partir deste contexto, seguem abaixo as dicas do Procon RS:

  • Antes de efetuar a compra dos presentes, verifique a reputação da empresa

O primeiro passo para realizar as compras online é pesquisar sobre o relacionamento da empresa com o cliente. Recomenda-se analisar informações em sites de busca, como Reclame Aqui, sobre o tempo de entrega e condições do produto enviado. Junto a isso, observe se o site do fornecedor está informando seus dados corretamente, como o CNPJ, o endereço da sede presencial e os canais de contato, telefone ou e-mail.

  • Compare os preços dos presentes em diferentes lojas

Os estabelecimentos comerciais podem ofertar preços diferentes nos mesmos produtos e serviços, sendo que a marca e a qualidade são elementos que influenciam diretamente na variação dos preços. Deste modo, é indicado comparar o custo-benefício dos presentes para que os consumidores permaneçam sem dívidas. Uma forma de pesquisar os preços é utilizar o aplicativo Menor Preço Nota Gaúcha.

  • Guarde as telas que detalham as promoções dos presentes

Realizada a compra, busque salvar no computador ou no celular as telas que detalham a oferta do produto e a confirmação do pagamento. Esses registros são importantes para o caso de eventuais reclamações.

  • Busque saber se o estabelecimento permite a troca dos presentes

Por lei, as lojas presenciais e virtuais não são obrigadas a trocar os produtos se não apresentarem defeitos. O mesmo vale para presentes. No entanto, há empresas que permitem este tipo de troca. Por isso, dentre os produtos do seu interesse, busque conhecer se as lojas possuem uma política de troca, observando também os prazos estipulados pelos fornecedores.

SJCDH - Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos