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Diálogo inter-religioso é realizado na Escola São Pedro

Participantes do Fórum de Convivência Inter-Religiosa do Estado do Rio Grande do Sul (CONVIR/RS) estiveram no encontro

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Autoridades religiosas estão em frente ao público apresentando suas tradições.
Grupo apresentou pequeno debate entre os lideres religiosos - Foto: Divulgação

A Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH) participou, na sexta-feira (17/11), do diálogo inter-religioso promovido pelo Colégio Marista São Pedro. Diversos participantes do Fórum de Convivência Inter-Religiosa do Estado (CONVIR/RS) participaram da conversa.

Os temas tratados no encontro são oriundos das aulas de Ensino Religioso. Os estudantes das turmas dos 7º anos elaboraram perguntas para as lideranças e representantes de diferentes religiões. A produção das perguntas fez parte do Trabalho de Componente, um dos instrumentos de avaliação semestral. O critério estipulado para a produção foi o de generalidade - as perguntas deveriam ser elaboradas de modo que pudessem ser feitas para pessoas de qualquer religião.

Durante o painel os estudantes tiveram oportunidade de se dirigir pessoalmente aos convidados e fazer as perguntas que produziram nas aulas de Ensino Religioso. De acordo com o professor do componente foi “a curiosidade e o comprometimento dos estudantes que tornaram possível aquela conversa, aquele diálogo”, disse.

Esteve presente também Rafael Gessinger, Subsecretário de Justiça e Integridade Institucional da Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Em sua participação, Gessinger compartilhou as experiências de construção e participação no CONVIR-RS (https://justica.rs.gov.br/convir-rs), que tem entre seus objetivos a promoção da cultura de paz e o fortalecimento da cidadania e o respeito aos direitos humanos.

Um dos momentos mais significativos foi quando o rabino Guershon Kwasniewisk, da Sociedade Israelita Brasileira de Cultura e Beneficência (SIBRA) e coordenador do Grupo de Diálogo Inter-Religioso de Porto Alegre, perguntou aos estudantes: “nos seus 12, 13 anos de vida, quantas vezes vocês encontraram pessoas das religiões aqui representadas”, pergunta. Respondendo ao questionamento, a maioria dos estudantes levantou a mão para indicar que nunca haviam estado com umbandistas, judeus, espíritas, protestantes e bahaístas.

Diante da resposta dos estudantes, o rabino destacou a importância da construção de um espaço de diálogo inter-religioso no colégio. Na sua fala, esclareceu que somente o contato entre pessoas de diferentes credos poderá enriquecer os estudantes com conhecimento, e que somente o conhecimento poderá superar os preconceitos, tornando possível, assim, uma cultura de paz e respeito.

Respeito foi uma das atitudes mais exortada ao público por todos os convidados. Foi unânime a fala em favor da construção de uma cultura de respeito em lugar de uma postura de tolerância. Tolerar, segundo os convidados, significar ter que lidar com algo que de não se gosta e que não se gosta porque não se conhece. O respeito, em vez disso, acontece quando se está familiarizado com a diversidade.

Em sua fala de encerramento, o professor Gabriel, responsável pelas aulas de Ensino Religioso, endereçou agradecimentos aos convidados, pela presença, à Direção Escolar, pelo apoio, e às Coordenações, pela organização. Destacou, em especial, a participação da Coordenadora de Pastoral, Ellen Fonseca. “Sem a atuação dedicada da Ellen o evento não teria se concretizado", afirma.

Falando sobre o painel e sobre as atividades pedagógicas envolvidas, o professor Gabriel fez questão de salientar que não foi ideia sua. “A intenção de realizar o painel vinculado a uma atividade de ensino com os estudantes surgiu da experiência que tive, como professor, em uma Sequência Didática organizada pela área de ciências humanas no Rosário”, diz. Referindo-se aos coirmãos rosarienses, professores e estudantes, em um post de rede social, o professor escreveu: “Tem um pouco de todos vocês aqui nesse trabalho", afirma.

Texto: ASCOM SJCDH e ASCOM MARISTA

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