Entidades lançam semana de erradicação do trabalho infantil no RS
Publicação:

Em um café da manhã na sede da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego, em Porto Alegre, o Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção ao Trabalhador Adolescente lançou a semana de mobilização sobre o tema no Rio Grande do Sul. O evento ocorreu nesta segunda-feira (11), antecipando o Dia Internacional pela Erradicação do Trabalho Infantil, celebrado nesta terça-feira, 12 de junho. O secretário da Justiça e dos Direitos Humanos, Fabiano Pereira, representou o Governo do Estado.
"É fundamental termos as entidades e órgãos públicos atuando em rede, e o Governo do Estado não mede esforços para acabar com essa chaga no RS. O trabalho infantil tira o futuro de crianças e fere seus direitos", afirmou Fabiano. Para o secretário, é necessário conscientizar a sociedade de que a educação e o acesso à cultura e ao lazer são princípios da dignidade da criança.
De acordo com a Superintendência Regional, somente em 2012 foram feitas 160 operações de fiscalização sobre trabalho infantil no Estado, com o flagrante de aproximadamente 100 crianças trabalhando. Além disso, 12 mil fiscalizações gerais foram realizadas, analisando também a presença de adolescentes trabalhando em locais insalubres e inseguros.
As principais atividades que empregam crianças no RS são a lavoura de fumo, o comércio ambulante, a colheita de frutas e vegetais na Serra Gaúcha e o trabalho doméstico. Para os adolescentes, o maior problema é a cadeia coureiro-calçadista, em função da manipulação de produtos tóxicos e falta de equipamentos de segurança.