Especialistas trocam experiências sobre justiça restaurativa em Porto Alegre
Publicação:

A capital gaúcha será a primeira cidade brasileira a sediar o 3º Simpósio Internacional de Justiça Restaurativa, na próxima segunda (29) e terça-feira (30). As discussões sobre esse novo método que valoriza a resolução de conflitos por meio do diálogo e da conscientização do infrator sobre seu ato ocorrerá no auditório do Ministério Público (Avenida Aureliano de Figueiredo Pinto, 80) a partir das 19h de segunda-feira (29).
As inscrições para participar do simpósio são gratuitas e podem ser feitas pelo telefone
156, das 7h às 23h, todos os dias da semana para quem mora em Porto Alegre. Para participantes de fora da Capital, as inscrições podem ser feitas pelo fone (51) 3289. 0156.
O simpósio irá reunir especialistas do Brasil, do Canadá e dos Estados Unidos para uma troca de experiências nessa área. O Canadá é o país que trabalha a Justiça Restaurativa de forma mais avançada no mundo. Para a diretora do Departamento de Justiça da Secretaria da Justiça e dos Direitos Humanos (SJDH) e uma das organizadoras do simpósio, Rubia Abs da Cruz, o evento irá ajudar as pessoas a entenderem melhor essa forma inovadora de lidar com os conflitos.
"A Justiça Restaurativa mostra uma nova visão de resolução de conflitos em que não se responsabiliza só com a pena, mas faz com que quem cometeu um erro tenha consciência disso e possa repensar seu ato. Ela faz com que o conflito seja uma oportunidade de aprendizagem para todos os envolvidos, inclusive as vítimas", explica Rúbia.
No Rio Grande do Sul, a iniciativa é uma parceria entre Governo do Estado, Tribunal de Justiça do RS, Escola Superior da Magistratura da Ajuris, Ministério Público Estadual, Prefeitura Municipal de Caxias do Sul e Universidade de Caxias do Sul.
Caxias do Sul
No dia 1º de novembro, o simpósio acontecerá em Caxias do Sul, no auditório do Bloco J da Universidade de Caxias do Sul (Rua Francisco Getulio Vargas, nº 1130, Bairro Petrópolis). As inscrições podem ser feitas no site www.ucs.br/site/eventos/justica-restaurativa/.
As discussões partirão para São Paulo de 5 a 8 de novembro e para Belém (PA) nos dias 12 e 13 de novembro.
Confira a programação:
PORTO ALEGRE
Segunda-feira, 29 de outubro
18h30 às 19h - Credenciamento
19h às 20h - Cerimônia de abertura
20h às 22h - Palestra Justiça Restaurativa: histórias de democracia e participação, com João Salm
Terça-feira, 30 de outubro
9h às 10h30
Palestra Processos colaborativos para responder com eficácia as questões sociais complexas, com Barry Stuart
10h30 às 12h - Diálogo com a plateia
14h às 15h30 - Palestra Justiça não é um esporte para espectadores, com
Carolyn Boyes-Watson
15h30 às 17h - Palestra Justiça Restaurativa comunitária em British Columbia: potencialidades e desafios, com Catherine Bargen
CAXIAS DO SUL
Quinta-feira, 1º de novembro
8h às 8h30 - Credenciamento
8h30min às 10h - Cerimônia de abertura e apresentação do projeto-piloto de Justiça Restaurativa de Caxias do Sul
10h às 12h - Palestra Justiça Restaurativa: histórias de democracia e participação, com João Salm
13h30 às 14h30 - Palestra Processos colaborativos para responder com eficácia às questões sociais complexas, com Barry Stuart
14h30 às 15h30 - Palestra Justiça não é um esporte para espectadores, com Carolyn Boyes-Watson
15h30 às 16h30 - Palestra Justiça Restaurativa comunitária em British Columbia: potencialidades e desafios, com Catherine Bargen
16h30 às 18h - Debates finais e encerramento