Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Justiça, Cidadania e Direitos Humanos

Início do conteúdo

Exposição O Reformador do Mundo é aberta durante Semana Estadual dos Direitos Humanos

Publicação:

20121219112135dsc-0032.jpg
Fabiano Pereira participou da abertura da mostra nesta terça-feira em Porto Alegre - Foto: Priscila Abrantes

O secretário da Justiça e dos Direitos Humanos, Fabiano Pereira, participou da abertura da exposição O Reformador do Mundo, que aconteceu nessa terça-feira (18), no Palácio do Ministério Público. A mostra faz parte da programação da Semana Estadual dos Direitos Humanos e fica até sexta-feira (21). A exposição conta a história do alemão Henryk Goldzmil que decidiu ficar na Polônia para cuidar das crianças durante o holocausto e adotou o nome de Janusz Korczak. Ele foi um dos precursores na elaboração dos direitos das crianças.

 

Korczak dirigiu orfanatos com a ideia inovadora de incluir as crianças nas decisões e na organização dos lares, vendo-as como parceiras. Foi ele que implantou o Tribunal Arbitral Infantil com 99 parágrafos sobre os direitos das crianças e 10 sanções. Em suas gestões, as próprias crianças analisavam e julgavam os casos, inclusive os que envolviam seus educadores.

 

Fabiano disse ter ficado encantado com a exposição e a história de Korczak, especialmente por ser na semana que se comemora a Declaração Universal dos Direitos Humanos. "Ele já tinha a ideia que o mundo se constrói de baixo para cima e que teremos uma sociedade melhor cuidando das nossas crianças e acreditando no poder que elas têm de transformar", acrescentou o secretário, ao citar a conquista de 100% de profissionalização dos jovens da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Fase) como um exemplo de garantir os direitos das crianças e adolescentes.

 

O cônsul da Polônia Marek Makowski disse estar orgulhoso da exposição e informou que depois de Porto Alegre a mostra passará por Florianópolis antes de ser doada para o Museu do Holocausto, em Curitiba. A exposição já esteve antes em Curitiba e Erechim. “Korczak foi um batalhador dos direitos das crianças, doou sua vida em defesa delas durante o holocausto e merece essa homenagem”, destacou o cônsul.

 

Também participaram da abertura da exposição o presidente da Sociedade da Polônia, Paulo Francisco Ratkiewicz, o presidente da Federação Israelita, Mario Cardoni, os diretores da secretaria Tâmara Biolo Soares e Aldo Peres, além dos servidores da SJDH.  

SJCDH - Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos