Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Justiça, Cidadania e Direitos Humanos

Início do conteúdo

Fórum Estadual dos Povos Indígenas se encerra em Porto Alegre

Publicação:

20130822173837indigenasencarramento1.jpg
Ao final do encontro, o cacique Zaqueu Claudino fez a leitura de uma moção aprovada no fórum - Foto: Priscila Abrantes

Após quatro dias de discussões, se encerrou nesta quinta-feira (22) o 7º Fórum Estadual de Cidadania dos Povos Indígenas. Desde segunda-feira (19), dezenas de índios caigangues, guaranis e charruas que moram em diversas regiões do Estado dialogaram com o poder público sobre seus direitos - especialmente sobre terras, saúde, educação e meio ambiente. A posse dos novos integrantes do Conselho Estadual dos Povos Indígenas (Cepi) selou o final do encontro.

No encerramento, a diretora do Departamento de Direitos Humanos e Cidadania da Secretaria da Justiça e dos Direitos Humanos (SJDH), Tâmara Biolo Soares, avaliou o evento e a força do conselho. "O Cepi é o principal instrumento de empoderamento dos povos indígenas. O fórum trouxe um novo momento para o conselho e fica aqui o nosso compromisso de darmos o espaço e as condições que vocês precisam para continuar essa luta tão bonita e significativa", completou Tâmara.

O presidente da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa, deputado Jeferson Fernandes, defendeu que haja Ensino Superior dentro das aldeias e colocou a comissão à disposição dos indígenas. "É uma barbárie tentar tornar os índios invisíveis e omitir a sua história", disse.

Os coordenadores que representaram as três etnias de índios que vivem no RS também fizeram parte da mesa de encerramento. José Cirilo Pires Morinico, representante do povo Guarani, disse que é preciso conhecer as necessidades indígenas nas suas bases. "Queremos terra para nossa espiritualidade, para o plantio. Queremos que respeitem a população indígena", afirmou.

Ângela de Moura, da tribo Charrua, foi escolhida para representar todos os povos indígenas no Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (Cdes-RS) do Estado. Ela prometeu lutar para dar visibilidade aos indígenas. "Vou levar as demandas dos nossos povos para o governo. Ao fortalecer os vínculos de caigangues, guaranis e charruas, só temos a ganhar", avaliou.

Antônio Tomás Pereira, representante dos caigangues, pediu que os índios lutem para não deixar suas etnias serem extintas como já ocorreu com alguns povos. "É muito triste lembrar do massacre, das guerras e a invasão dos colonizadores de antigamente. Hoje, a guerra é através das leis querendo tirar o pouquinho que ainda temos", falou.

Também no encerramento do fórum, ocorreu a posse dos integrantes do Conselho dos Indígenas

 

Ao final, os 60 membros eleitos para o Cepi foram empossados para dois anos de mandato. Também foram definidas as próximas reuniões do conselho, que ocorrerão de 08 a 10 de outubro, de 26 a 28 de novembro, e, em 2014, de 11 a 13 de março.

SJCDH - Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos