Fundo para beneficiar pessoas com deficiência recebe doações
Publicação:
A Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para Pessoas Portadoras de Deficiência e Altas Habilidade no Rio Grande do Sul (Faders), está divulgando a abertura, para doações, do Fundo Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Altas Habilidades. Criado em 2011 pela Secretaria da Justiça e dos Direitos Humanos, o Fundo tem o objetivo de obter recursos para financiar projetos, além de promover a emancipação e a inclusão social das pessoas com deficiência.
Além de arrecadar valores de multas aplicadas a empresas e órgãos que não respeitam a legislação relativa às pessoas com deficiência, o Fundo é alimentado também com recursos doados por empresas e pessoas físicas. As doações podem ser encaminhadas para Banco do Estado do Rio Grande do Sul (Banrisul), agência 0100, conta corrente 03.3238730-5, CNPJ: 14.369.207/0001-42.
Segundo o diretor presidente da Faders, Cláudio Silva, existe um conjunto de instrumentos que garantem direitos e um processo histórico de invisibilidade nas políticas públicas. “O Fundo Estadual surge como a proposta de dar algumas respostas a estas questões, a partir do financiamento de ações concretas. Tem também a preocupação de gerar emprego e renda, de sensibilizar e monitorar as políticas públicas”, garante Silva.
O Censo do IBGE de 2010 apurou que o Rio Grande do Sul possui aproximadamente 2, 5 milhões de pessoas com deficiência.