Governo do Estado participa do Encontro das Comissões Estaduais para Erradicação do Trabalho Escravo, em Brasília
Evento comemorou os 20 anos da Comissão Nacional de Erradicação do Trabalho Escravo (Conatrae)
Publicação:

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH), participa do Encontro das Comissões Estaduais do Trabalho Escravo em Brasília, que ocorre entre terça (21), e quinta-feira (23/11). O evento celebra os 20 anos da Comissão Nacional de Erradicação do Trabalho Escravo (Conatrae).

A diretora do Departamento da Justiça, Viviane Viegas, representou a COETRAE/RS na atividade e enalteceu a importancia da atividade para o aprimoramento do fluxo nacional para erradicação do trabalho análogo à escravidão. “O encontro trata sobre a atualização e revisão do papel das instituições e da sociedade civil neste processo”, diz. “Hoje, o Rio Grande do Sul implantou o fluxo estadual e aprimora todas as instituições envolvidas como forma de enfrentamento, mas sobretudo de prevenção ao trabalho análogo à escravidão”, afirma. Também acompanha a agenda pela Coetrae, Sérgio Poletto, da Federação dos Trabalhadores Assalariados Rurais no Rio Grande Sul (Fetar RS).
A ação é promovida pela Conatrae e pelo Ministério dos Direitos e da Cidadania (MDHC).
Conatrae
A Comissão Nacional de Erradicação do Trabalho Escravo é vinculada ao Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), ela foi criada em 31 de julho de 2003. O seu principal objetivo é coordenar e avaliar a implementação das ações previstas no Plano Nacional para a Erradicação do Trabalho Escravo. Também compete à Comissão acompanhar a tramitação de projetos de lei no Congresso Nacional e avaliar a proposição de estudos e pesquisas sobre o trabalho escravo no país