Governo reativa Rede Lilás, dedicada à proteção das mulheres

As reuniões irão ocorrer na segunda sexta-feira de cada mês

Primeira reunião ocorreu no Centro de Referência da Mulher Vânia Araújo Machado (CRM-VAM) - Foto: Giovanni Disegna/ ASCOM SJCDH

Foi oficialmente reativada a Rede Lilás, um comitê formado por representantes de diversos órgãos públicos, com coordenação do Departamento de Polícia para as Mulheres da Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH), que trata de questões relacionadas à proteção das mulheres no Rio Grande do Sul. A primeira reunião que marcou o ato de reativação ocorreu na sexta (12/7) no Centro de Referência da Mulher Vânia Araújo Machado (CRM-VAM) e contou com a presença do titular da SJCDH, Fabricio Peruchin, e da titular da Secretaria Extraordinária de Inclusão Digital e Apoio às Políticas de Equidade, Lisiane Lemos.

A Rede Lilás foi instituída em 2015 e desativada em 2017. O comitê busca acelerar a articulação de serviços públicos e ações que visam à segurança de mulheres e meninas, tirando-as dos ciclos de violência. Com isso, oferece acesso à segurança, saúde, educação, assistência social e justiça.

“Já estávamos trabalhando com o objetivo de reativar o grupo há algum tempo, e agora podemos oficializar nosso planejamento. Hoje já começamos o trabalho de alinhamentos para protegermos as mulheres que moram no Estado”, disse Peruchin.

O primeiro objetivo será atualizar o edital com as alterações das nomenclaturas que sofreram modificações durante o período de inatividade da rede. Além disso, será discutida a criação de grupos dentro do comitê para potencializar as articulações de pautas específicas. As reuniões irão ocorrer na segunda sexta-feira de cada mês.

Segundo a coordenadora da Rede Lilás e diretora do Departamento da Política para as Mulheres da SJCDH, Giselda Azambuja, o momento de retomada da rede é esperado com muita ansiedade. “Todas nós que trabalhamos com a pauta sabemos o quanto essa articulação fez falta. Estou muito feliz em poder colaborar para que o grupo se mantenha atuante e efetivo”, disse.

Órgãos que compõem o Comitê:

• Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH);

• Casa Civil;

• Gabinete dos Prefeitos;

• Secretaria da Segurança Pública;

• Polícia Civil;

• Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher - DEAM;

• Brigada Militar/ Patrulha Maria da Penha;

• SUSEPE/Coordenadoria Penitenciária da Mulher;

• Instituto Geral de Perícias – IGP/Sala Lilás;

• Secretaria da Saúde;

• Secretaria do Trabalho e do Desenvolvimento Social;

• Secretaria da Educação;

• Secretaria de Comunicação;

• Secretaria Extraordinária de Inclusão Digital e Apoio às Políticas de Equidade

Órgãos convidados:

• Conselho Estadual dos Direitos das Mulheres;

• Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Porto Alegre;

• Comitê Latino Americano e do Caribe de Defesa dos Direitos das Mulheres - CLADEM;

• Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul/Frente Parlamentar dos Homens pelo Fim da Violência Contra as Mulheres;

• Poder Judiciário/Vara de Violência Doméstica e Familiar;

• Ministério Público Estadual;