Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Justiça, Cidadania e Direitos Humanos

Início do conteúdo

Governo empossa novas integrantes do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher

Publicação:

 Conselho Estadual dos Direitos da Mulher
Conselho Estadual dos Direitos da Mulher - Foto: Giovanni Disegna/ASCOM SJCDH
Por Jéssica Moraes/Ascom SJCDH

O Governo do Estado empossou, na tarde desta segunda-feira (27), as 107 novas conselheiras do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (CEDM). A cerimônia aconteceu na Assembleia Legislativa.

O CEDM foi criado em 25 de abril de 1986 e em 2012 foi sancionada a lei n° 13947 que o regulamenta. O Conselho é um órgão público de caráter autônomo, deliberativo, normativo e fiscalizador, que prioriza a validação dos direitos da mulher e tem como tarefa a interlocução entre sociedade civil e Estado, no que diz respeito aos direitos das mulheres.

Conforme o titular da SJCDH, Mateus Wesp, “estar aqui hoje é reforçar e propor políticas públicas, fiscalizar ações e endossar que queremos e precisamos de mulheres ocupando espaços de poder e decisão em todos setores da nossa sociedade. As palavras tão comumente usadas, como equidade de gênero e empoderamento não podem ser só palavras soltas. Seus significados devem sair do dicionário para serem levados à prática diariamente”. 

Caroline Moreira, adjunta da SJCDH, ressaltou a luta das mulheres.  "Os direitos das mulheres foram conquistados com muita luta e, também, apenas recentemente reconhecidos institucionalmente. Mesmo assim, ainda há muito para se conquistar, tendo em vista todas as desigualdades e violações que ainda existem. Nosso compromisso em realizar esta posse ainda no mês da mulher foi justamente para que iniciássemos o ano com esse diálogo", frisou. 

A Diretora do Departamento de Política Pública para Mulher (DPM) da Secretária de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH), Tabata Bier, destacou que “o Conselho Estadual dos Direitos da Mulher desempenha papel crucial na missão do Governo do Estado de trazer mais dignidade, equidade de gênero, empoderamento e segurança para todas as mulheres gaúchas. Reforçamos que estamos realmente comprometidos em acolher as demandas das organizações da sociedade civil em busca de avanços na pauta”.

Também estavam presentes a secretária de Comunicação, Tânia Moreira; da Educação, Raquel Teixeira; da Cultura, Beatriz Araújo; Adjunta da Casa Civil, Flávia Colossi Frey; a deputada estadual e vice-presidente da Assembleia, Delegada Nadine e demais parlamentares. 

SJCDH - Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos