Ijuí sedia primeiro debate da STDS sobre qualificação profissional
Publicação:

Promover o debate público regional com o intuito de verificar as principais demandas de qualificação profissional. Este foi o objetivo principal da primeira audiência pública realizada pela Secretaria do Trabalho e do Desenvolvimento Social (STDS) no município de Ijuí, nesta terça-feira (16). No encontro, realizado no prédio da Unijuí Comunidade, foram identificados os cursos de qualificação que irão beneficiar, com recursos da Consulta Popular 2010/2011, municípios que integram o Conselho Regional de Desenvolvimento do Noroeste Colonial (Ajuricaba, Augusto Pestana, Bozano, Catuípe, Condor, Coronel Barros, Ijuí, Jóia, Nova Ramada, Panambi e Pejuçara).
Na ocasião, o diretor do Departamento do Trabalho (Detrab), da STDS, Luiz Müller, definiu a relevância do debate público. “Estamos aqui para ouvir e, também, conversar para construir bons cursos que dialoguem com as necessidades da região, enxergando a demanda concreta dos empresários.” Müller enfatizou, ainda, ser fundamental o trabalho aliado à assistência social, uma vez que “não adianta só dar o curso, por exemplo, para os beneficiários do Bolsa Família, é preciso ter um processo de acompanhamento da assistência social”. Em sua fala, o diretor Administrativo da Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS), Heitor Lermen, evidenciou a orientação do secretário Luís Augusto Lara no que se refere à inclusão produtiva de famílias. “Temos que trabalhar para realizar a busca de famílias que se encontram em situação de vulnerabilidade social, para qualificá-las, bem como para proporcionar melhorias condições de vida e geração de renda.”
Durante o encontro, os participantes puderam expor as principais carências e dificuldades vivenciadas pelos municípios no que se refere à área do trabalho. Ficou definido que o município de Ijuí terá cursos para 65 pessoas nas áreas de turismo (hotelaria), alimentação (garçom/garçonete), e tornearia. Em Panambi, duas turmas irão capacitar 30 pessoas na área industrial (corte e costura) e para cozinheiro(a) de hotel. Os outros nove municípios do Corede, por possuírem demandas de qualificação semelhantes, estarão se reunindo nesta semana com o intuito de definir dois cursos regionais, que irão qualificar 33 pessoas.
Também participaram do debate, o presidente do Corede do Noroeste Colonial, Gilmar Bedin, o vice-prefeito de Ijuí, Bira Teixeira, que representou os prefeitos da região, a presidente da Comissão Tripartite e Paritária de Emprego do RS (CTPE), Marice Guidugli, o delegado Regional do Trabalho da STDS na região, Paulo Costa, o coordenador da Agência FGTAS/Sine Ijuí, Enio dos Santos, a assessora técnica da STDS, Leila Chiden, a assistente social do Departamento de Assistência Social da pasta, Vera Boligon, representantes da assistência social, educação, Sistema S, comissões municipais de emprego da região, câmara de vereadores, Secretaria Estadual de Políticas para as Mulheres, FGTAS, entre outras autoridades locais e regionais. Na parte da tarde, o diretor do Detrab, Luiz Müller, acompanhado da assessora Técnica, Leila Chiden, visitou a Agência FGTAS/Sine de Ijuí.