Inaugurado o abrigo de visitas do Case Uruguaiana
Espaço foi construído para uso dos familiares que aguardam a visitação dos adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa
Publicação:

Foi entregue na manhã desta quinta-feira, 1º, o abrigo de visitas do Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) Uruguaiana. O espaço foi construído para uso dos familiares que aguardam a visitação dos adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa na unidade.
O Case recebe adolescentes das comarcas de Uruguaiana, Alegrete, Itaqui, Quaraí, Santana do Livramento e São Borja e, por meio do abrigo, será possível ofertar um local qualificado para o acolhimento das famílias de forma a zelar pelo resguardo e proteção durante a espera.
Acompanharam a solenidade o diretor do Case, Sérgio Garcia, representando a presidência da Fase, a diretora socioeducativa, Simone Weber, representando a Secretaria de Justiça e Sistemas Penal e Socioeducativo (SJSPS), o delegado da 6ª DPR, Glauber Fernandes, o delegado de Polícia Civil 2ª DP, Wellington da Silva Pinheiro, representando o Grupo de Apoio à Polícia Civil, Nelson Garcia, a diretora da Escola Comendadora Dolores Cunha, Elizabeth Rilo, e servidores.
Segundo a diretora socioeducativa da Fase, a obra é uma demanda antiga, surgida ainda em 2001. “É o início de um projeto que ainda pode ser aprimorado. Este espaço também vai trazer tranquilidade para o adolescente que vai saber que a família está aguardando em um local adequado”, disse Simone.
O abrigo foi construído em estrutura de monobloco em GRC (concreto com fibra de vidro e isolamento de lã de vidro) e dispõe de área coberta para espera, quatro sanitários, fraldário e depósito. A obra também incluiu o Plano de Prevenção Contra Incêndio (PPCI), execução de sistema de esgoto composto de fossa, filtro e sumidouro, plantio de árvores, novo calçamento e rampa em concreto, área de estacionamento em brita, cercamento da área com tela galvanizada e mourões, instalação de portão e plantio de grama.
Para o presidente da Fase, José Antônio Matos Reus, disponibilizar o espaço é de suma importância para o fortalecimento do vínculo entre familiares, adolescentes e instituição, além de propiciar condições apropriadas para o aguardo das visitas. “A Fundação tem como meta estabelecer estes abrigos, futuramente, em todas as unidades”, afirma.
Tanto o projeto quanto a fiscalização ficaram sob responsabilidade do Núcleo de Engenharia e Arquitetura da Fase, enquanto a execução da obra foi realizada pela Verdi Sistemas Construtivos Ltda, vencedora da licitação. O investimento do Governo do Estado, por meio do Programa Avançar, foi de R$ 662.990,50.