Inscrições para o projeto Jovem Inovador RS estão abertas
A etapa se estenderá até 16 de fevereiro
Publicação:
Está aberto o processo de inscrição para o projeto Jovem Inovador RS, que selecionará seis iniciativas de inovação e empreendedorismo dos seis Centros da Juventude do Estado. O grupo vencedor ganhará ingressos para o último dia (22/3) do South Summit Brasil. O cadastro se estenderá até 16 de fevereiro.
Os jovens terão que se reunir em grupos de quatro a seis pessoas para produzir um vídeo de um a três minutos apresentando uma solução inovadora sobre um problema de sua comunidade. A postagem deve ser realizada na plataforma Youtube e o link deve ser incluído na ficha de inscrição.
Serão selecionados seis grupos para realizar uma defesa presencial da solução, que está programada para ser realizada em 14 de março. A partir da apresentação, a iniciativa vencedora será definida.
Além da premiação do grupo escolhido, todos os integrantes das seis equipes selecionadas para a defesa da iniciativa ganharão vagas para uma capacitação ofertada pela Fundação Gerações, por meio do programa DUXtec Escolas. Essa ação será realizada no segundo semestre de 2024.
Inscrição
Para realizar a inscrição, os grupos deverão preencher uma tabela com as seguintes informações:
- Nome dos integrantes (quatro a seis)
- Idade dos integrantes
- Gênero
- Centro da Juventude ao qual pertencem
- Um contato de referência (nome, e-mail e telefone)
- Dados do projeto (título, link do youtube e duração do vídeo)
A ficha deverá ser enviada para o e-mail: juventude@justica.rs.gov.br.
Para mais informações, consulte o edital completo.
Sobre o Programa de Oportunidades e Direitos (POD)
O POD é executado pela Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH). A partir de práticas de prevenção, atende à população de 15 a 24 anos que vive em territórios de vulnerabilidade social e com altos índices de violência. O atendimento acontece por meio dos Centros da Juventude, que estão localizados nos bairros da capital gaúcha – Cruzeiro, Lomba do Pinheiro, Restinga e Rubem Berta – e nas cidades de Alvorada e Viamão.
Nesses espaços, os jovens têm acesso a atividades educacionais, como cursos profissionalizantes e de idiomas, além de reforço escolar. Eles também têm a possibilidade de serem encaminhados para o mercado de trabalho, participarem de eventos culturais/esportivos e receberem acompanhamento psicossocial para eles e suas famílias. Os centros buscam ser como uma segunda casa para quem os frequenta, promovendo acolhimento e autonomia para a juventude.
Texto: Ascom SJCDH
Edição: Secom