Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Justiça, Cidadania e Direitos Humanos

Início do conteúdo

Jornada contra exploração sexual de crianças e adolescentes começa por Lajeado

Publicação:

A XI Jornada Estadual Contra a Violência e a Exploração Sexual de Crianças e de Adolescentes terá sua primeira audiência pública nesta quarta-feira (18) em Lajeado. A cidade do Vale do Taquari é uma das oito habilitadas para ser centro de treinamento de seleções na Copa do Mundo de 2014 no RS e, por isso, receberá a jornada, que nesta edição será focada em prevenir a exploração e a violência sexual infantojuvenil em grandes eventos. O debate se inicia às 13h30min no salão de eventos (Rua Celso Júlio May, 242, Centro). 

Além de reunir a rede de proteção às crianças e aos adolescentes para discutir ações de prevenção e enfrentamento à violência e à exploração sexual infantil, a jornada em Lajeado terá ainda palestras do comentarista esportivo Maurício Saraiva, a especialista em Direito da Família, Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e psicologia jurídica, Bianca Garibaldi, e a diretora do Departamento de Justiça da Secretaria da Justiça e dos Direitos Humanos, Rubia Abs da Cruz. 

Em 2013, a Jornada Estadual Contra a Violência e a Exploração Sexual de Crianças e de Adolescentes chega a sua 11ª edição. Desde 2011, os debates são promovidos pela Secretaria da Justiça e dos Direitos Humanos, em parceria com a Assembleia Legislativa, o Ministério Público e a Fundação Mauricio Sirotsky Sobrinho. Nos anos anteriores, a jornada era realizada pela Comissão de Cidadania e Direitos Humanos da Assembleia, quando o secretário da Justiça e dos Direitos Humanos, Fabiano Pereira, era presidente da comissão. 

O objetivo da jornada é dar visibilidade a este problema social que é a violência e a exploração sexual de crianças e adolescentes, além de articular com a rede de proteção infantojuvenil. A ideia é informar cada vez mais as pessoas para que denunciem esse tipo de crime. Neste ano, já foram registradas uma média de 10 casos de violência sexual infantil por dia no Estado. Em 2012, a média ficou em 11,8 casos por dia. Também receberão a jornada em 2013 as cidades de Porto Alegre, Canoas, Viamão, Bento Gonçalves, Farroupilha, Gramado, Canela. 

Programação da jornada em Lajeado 
13h30 - Abertura 
14h - Os reflexos sociais dos megaeventos nas comunidades - Maurício Saraiva 
15h - Grandes eventos: Qual o legado que queremos? - Bianca Garibaldi 
16h - Fluxo de Atendimento e a construção do Protocolo Estadual 
16h30min - Debate e encaminhamentos 

 

SJCDH - Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos