Material do pré-vestibular gratuito é distribuído aos estudantes
Publicação:

O secretário da Justiça e dos Direitos Humanos, Fabiano Pereira, voltou à sala de aula nesta quarta-feira (26), porém não como estudante. Ele foi acompanhar a entrega das apostilas do curso pré-vestibular gratuito oferecido pelo governo do Estado. Fabiano esteve no anexo da Secretaria da Justiça e dos Direitos Humanos (SJDH), onde funciona uma das turmas na Capital. À noite, o secretário foi ao Colégio Parobé, local que também tem aulas.
O pré-vestibular “Universidade Já” foi implantado por meio de um convênio entre a SJDH e a Fundação de Amparo à Pesquisa e Extensão Universitária (Fapeu), que há oito anos ministra o curso junto à Universidade Federal de Santa Catarina. Ao total, são oferecidas 750 vagas neste ano – 500 para a Capital e 250 em Santa Maria.
Na conversa com os alunos, o secretário contou um pouco da época de estudante, como, por exemplo, o curso pré-vestibular social que frequentou quando morava em São Paulo. Fabiano disse, ainda, que estava muito feliz em ver a sala lotada de alunos, uma vez que o pré-vestibular é um projeto que o governo do Estado vinha trabalhando desde janeiro.
Além disso, o secretário destacou que “ oferecer uma educação de qualidade precisa deixar de ser privilégio de poucos para ser oportunidade para todos”, acrescentando que o governo Tarso Genro está comprometido com essa causa. A intenção, segundo ele, é fazer uma aula inaugural com a presença do governador.
Também acompanharam a entrega das apostilas a diretora do Departamento de Direitos Humanos e Cidadania da SJDH, Tâmara Biolo Soares, o coordenador de Projetos e Comunicação da Fapeu, Jessé Quevedo, e o coordenador do projeto, Otávio Auler.
À noite, o secretário foi ao Colégio Parobé, onde distribuiu apostilas e conversou com os estudantes
Nova lista – Mais estudantes poderão ser contemplados com o pré-vestibular gratuito. O curso “Universidade Já” abriu, na tarde desta quinta-feira, o processo seletivo simplificado para o preenchimento de algumas vagas. Os candidatos que se inscreveram para as unidades em Porto Alegre ou Santa Maria pelo site (www.universidadejars.com.br) até 7 de outubro e ainda não enviaram os documentos, poderão entregá-los até a próxima sexta-feira (28).
Confira os documentos a serem apresentados:
- Cópia da identidade
- Cópia do CPF;
- Cópia do comprovante de endereço (ou declaração de residência);
- Cópia do histórico escolar ou certificado de conclusão do Ensino Médio em escola pública
- Estudante cursando o 3º ano do Ensino Médio deverá trazer a declaração de frequência da escola pública
Local da entrega de documentos:
Santa Maria
Local: Escola Cilon Rosa, Rua Appel, 805
Horário: Das 19h às 21h.
Porto Alegre
Local - Anexo da Secretaria da Justiça e dos Direitos Humanos, Rua Miguel Teixeira, 86, Bairro Cidade Baixa (paralela à Av. Aureliano Pinto Figueiredo, esquina Av. Praia de Belas, próximo ao IBAMA)
Horário - Das 14h às 17h e das 19h às 21h.