Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Justiça, Cidadania e Direitos Humanos

Início do conteúdo

Mutirão Social e do Trabalho no Chuí ofereceu serviços aos fronteiriços

Publicação:

Brenta e Lara realizaram a entrega de Carteiras de Trabalho e Cédulas de Cidadão Fronteiriço
Brenta e Lara realizaram a entrega de Carteiras de Trabalho e Cédulas de Cidadão Fronteiriço - Foto: Silvio Williams

A população do Chuí contou, neste sábado (25) com uma gama de serviços para a facilitação ao acesso de documentos, regularização do trabalho informal e divulgação de informações sobre os direitos trabalhistas e previdenciários aos trabalhadores que moram na faixa de fronteira. O foco principal da iniciativa foi o encaminhamento da Carteira de Trabalho e Previdência Social Fronteiriça e a Cédula de Identidade Fronteiriça aos trabalhadores. Os serviços foram oferecidos durante o Mutirão Social e do Trabalho promovido pela Secretaria Estadual do Trabalho e do Desenvolvimento Social e o Ministério do Trabalho e Seguridade Social do Uruguai. A ação, inédita no Brasil, reuniu centenas de pessoas na avenida que divide os dois países.

Segundo o secretário de Estado do Trabalho e do Desenvolvimento Social, Luís Augusto Lara, estão se executando acordos que estavam somente no papel. “Essa é uma legislação de 2003, mas as pessoas não tem acesso ou não possuem as informações que necessitam para usufruir desses direitos”, declarou.  Os documentos legalizam a situação dos trabalhadores fronteiriços dos dois lados e fazem com que gozem dos mesmos direitos. “É a primeira vez que dois países se juntam para fazer uma ação integrada para os trabalhadores de fronteira”, acrescentou Lara.

O Ministro do Trabalho e Seguridade Social do Uruguai, Eduardo Brenta, afirmou que os dois governos estão fortemente unidos por um mesmo ideal. "Não estamos aqui por acaso, estamos aqui porque temos o mesmo compromisso com a justiça social", destacou Brenta. Conforme o representante uruguaio, os dois países buscam juntos garantir os direitos dos trabalhadores e com esta iniciativa estão dando exemplo para outros países.

Durante o lançamento das atividades, foram realizadas as entregas de Carteira de Trabalho e Cédulas de Cidadão Fronteiriço. O evento contou com a parceria da Prefeitura Municipal, Secretarias e outros órgãos estaduais. Ainda estão previstos Mutirões Sociais e do Trabalho nos seguintes municípios gaúchos que fazem fronteira com o Uruguai: Jaguarão/Rio Branco, Aceguá/Aceguá, Santana do Livramento/Rivera, Quaraí/Artigas e Barra do Quaraí/Bella Unión.

SJCDH - Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos