Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Justiça, Cidadania e Direitos Humanos

Início do conteúdo

Parceria entre Governo do Estado e INSS garante emprego a pessoas com deficiência

Publicação:

20110830161102p7018805.jpg
Adolescentes da Fase trabalharão em quiosques da Previdência - Foto: ACS/INSS

Uma nova perspectiva profissional para 30 pessoas com deficiência auditiva dará o pontapé inicial da parceria que o governo do Estado assina nesta quarta-feira (31) com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), para empregar pessoas inseridas no Programa de Oportunidades e Direitos (POD) da Secretaria da Justiça e dos Direitos Humanos (SJDH). O presidente do INSS, Mauro Hauschild, estará em Porto Alegre para assinar o documento, em ato que ocorre a partir das 10h no Palácio Piratini.

Na primeira fase do projeto, a SJDH selecionará, através da Fundação de Apoio às Pessoas com Deficiência (Faders), 30 servidores para trabalhar com a digitalização de documentos no Centro de Documentação (CedocPrev) do órgão federal em Porto Alegre. Serão contratados um supervisor, 14 preparadores de documentos (para limpeza e recuperação de papéis) e 15 digitalizadores. Eles devem começar a atuar já no próximo mês, quando as entidades de surdos celebram o Setembro Azul – período dedicado à luta pelos direitos humanos, linguísticos e culturais da comunidade surda.   

“Essa iniciativa busca efetivar os direitos através da promoção de oportunidades, dentro da visão estratégica que buscamos implementar através do POD”, explica o secretário da Justiça e dos Direitos Humanos, Fabiano Pereira. Outros públicos atendidos pela SJDH que serão beneficiados a partir da parceria com o INSS são os adolescentes da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Fase) – que trabalharão em quiosques da Previdência no centro e no bairro Restinga, em Porto Alegre – e os idosos, através da ampliação dos seminários que a Federação dos Trabalhadores Aposentados e Pensionistas do Rio Grande do Sul (Fetapergs) realiza em todo o Estado.

De acordo com a Diretora de Direitos Humanos e Cidadania da SJDH, Tâmara Biolo Soares, a iniciativa deve ser exemplo para outros Estados: “Essa parceria com o INSS é pioneira no Brasil, servindo como piloto para ser implementada em outros Estados no futuro. Com o tempo, vamos ampliar o número de vagas no Rio Grande do Sul”. Diversas entidades ligadas aos direitos das pessoas com deficiência, como a Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos, estarão presentes no ato desta quarta-feira.

SJCDH - Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos